Atividade será neste sábado, 17, às 16h, com mostra de vídeos, lançamento de cartilha e música
Por todo país começou uma mobilização em prol do direito à comunicação na Semana Nacional pela Democratização da Comunicação, que cumpre agenda desde a última quarta-feira (14) até o próximo dia 21 de outubro. Durante a semana, estão na pauta de discussão, temas como a violação dos direitos humanos, a questão racial, as novas tecnologias, o oligopólio midiático, a democratização das verbas publicitárias de governo, garantias de direitos na internet, mídia livre, dentre outros assuntos.
A agenda de debates vai passar pelo Instituto Mídia Étnica. Neste sábado (17), 16h, acontece encontro cultural, com mostra de filmes do coletivo Tela Preta, arte e música, com o rapper Trampo MC. Na ocasião o Instituto sediará o lançamento da cartilha digital do Intervozes: ‘Caminhos para a Luta pelo Direito à Comunicação no Brasil’. A atividade é gratuita e acontece no bairro Dois de Julho, Centro de Salvador.
Na segunda-feira (19), o município de Simões Filho recebe a oficina do VOJO: “Novas Tecnologias para garantir o direito à Comunicação” – o VOJO é uma tecnologia desenvolvida nos Estados Unidos, utilizada de forma pioneira no Brasil e na América do Sul pelo Instituto Mídia Étnica e o Portal Correio Nagô, que permite qualquer pessoa divulgar informações e notícias na Internet, utilizando um celular comum, telefone particular ou público-, no prédio do Instituto Federal da Bahia (IFBA), às 14h. Já na quarta-feira (21), a Casa do Mídia Étnica, no bairro do Dois de Julho, volta a sediar uma atividade com comunicadores comunitários de Salvador. No encontro, será apresentada a agenda de atividades alusivas ao aniversário de 10 anos do Instituto Mídia Étnica.
Dentre as atividades, cidades do interior da Bahia, como Conceição do Coité e Vitória da Conquista, também prepararam um programação com debates e encontros para a Semana Nacional pela Democratização da Comunicação. Veja detalhes em http://migre.me/rNkna.
Projeto de Lei da Mídia Democrática – A Semana Nacional pela Democratização da Comunicação e o momento de impulsionar a articulação de entidades e indivíduos, para mobilização em torno da proposta e Lei da Mídia Democrática. Serão 33 artigos contendo normas para a criação de percentuais justos para a programação regional nos canais abertos de TV e rádio, a garantia da diversidade cultural e da pluralidade de opiniões com uma divisão igual entre sistemas de radiodifusão públicos, privados e estatais, o estabelecimento de critérios objetivos para o impedimento de monopólio na mídia, além da proibição da destinação de concessões públicas a políticos e seus familiares.
Serviço:
O que: Confraternização da Semana Nacional pela Democratização da Comunicação
Quando: 17 de outubro (sábado) as 16h.
Onde: Sede do Instituto Mídia Étnica, na Rua Areal de Baixo, 06, Dois de Julho. Tel: 71.3011-0980.
Quanto: Gratuito.
Ouça um pouco de Trampo MC , no som: Realidade Vitual