Terminam 03 de março as inscrições para o curso de formação e qualificação em Gestão Cultural do Projeto Ori.
O Projeto Ori é um conjunto de ações afirmativas para jovens negros de 19 a 30 anos, com carga horária de 300horas/aula, que serão ministradas por um corpo docente composto por doutores, mestre e especialistas. Em Salvador, o curso e será realizado na Faculdade de Educação da UFBa (Faced), no Vale do Canela.
O Projeto Ori surgiu como uma inquietação acerca da violência e exclusão econômica sofrida pelos jovens negros da Bahia. Segundo o IBGE, em 2008, na Região Metropolitana de Salvador, enquanto que os indivíduos que se auto declaravam brancos e que tinham mais de 12 anos de estudo, ganhavam em média R$ 25,70 por hora de trabalho, os indivíduos considerados pretos ou pardos, com o mesmo número de anos de estudo, recebiam R$ 13,10 por hora.
Com um olhar sobre o mercado cultural, o Projeto Ori visa promover uma formação sistemática dos jovens como gestores culturais de maneira que eles sejam agentes promotores de mudanças políticas e econômicas dentro e fora de suas comunidades, contribuindo para desconstruir o atual paradigma social imposto a população negra no mercado cultural, que vê sua cultura sendo constantemente explorada e vive sob exclusão econômica desse mercado.
O Projeto Ori é realizado pelo Instituto IRIS, com apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura, em parceria com o Instituto Baobá, Instituto Brasileiro de Diversidade, Instituto Mídia Étnica. Além de Salvador, o curso será oferecido ainda em Vitória da Conquista, Feira de Santana, Ilhéus e Cachoeira e terá início, nas demais cidades, em abril.
Serviço: Inscrições para Curso de Gestão Cultural do Projeto Ori
Através do preenchimento da ficha de inscrição aqui.
Quando: De 20 de abril a 03 março
Início das aulas em 31/03 na Faculdade de Educação da Ufba, no Vale do Canela
Duração: 6 meses.
Da Redação