O Instituto Oyá promove um desfile no dia 18 de dezembro no Museu de Arte Moderna da Bahia, apresentando peças originais criadas por alunos do curso de Moda, Modelagem e Corte & Costura, oferecido gratuitamente dentro do projeto Oyá Criativa, no bairro de Pirajá (Salvador-Ba). A coleção “Transformação” tem curadoria do diretor criativo ítalo-brasileiro Giovanni Bianco e apresenta 30 modelos que fazem referência às águas dos rios e mares que entrecruzam a Bahia em suas conexões políticas, sociais e culturais.
O desfile que mistura moda, cultura e arte é fechado para convidados e contará com a participação de artistas e profissionais que estiveram envolvidos no processo de construção das peças.
O projeto é uma das frentes de ação do Instituto Oyá e foi desenvolvido por oito meses com orientação de quatro professores especialistas: Ana Paula Tadeu e Leila Saron, mentoras no processo de modelagem e corte e costura; e dos estilistas Carolina Gold e Cid Brito. O curso contou ainda com palestrantes convidados, entre eles, o artista da beleza Ricardo dos Anjos; o diretor criativo do Oyá, Alberto Pitta, considerado um dos mais importantes artistas plásticos na criação do que hoje se conhece por estampas afro-baianas; e a participação de Giovanni Bianco na concepção e curadoria para o desfile. A produção do desfile é assinada por Lícia Fábio Produções.
Essa é a segunda edição do projeto Oyá Criativa, que tem como objetivo contribuir na profissionalização de jovens e adultos de comunidades periféricas e fomentar a economia criativa nas comunidades locais. Nesse ano de 2021 o curso contou com cerca de 70 alunos de diversas faixas etárias. Segundo a Ialorixá e Gestora do Instituto Oyá, Nívia Luz, a ideia do projeto é criar oportunidade e contribuir para o crescimento e florescimento de carreiras, além de promover educação, acesso ao mercado de trabalho e transformação social, a partir de exemplos positivos.
O tema do desfile “Transformação” foi pensado coletivamente entre alunos, professores e mentores. Os modelos criados trazem elementos que remetem ao mar ou rio e suas ligações culturais e religiosas como redes de pesca e búzios. Para finalização e aprimoramento das peças, os alunos da Oyá Criativa também contaram com oficinas de Estamparia e Moulagem. Após o desfile de apresentação, as peças ficarão expostas no acervo da instituição.