As periferias são grandes berços de criatividade, inovação e empreendedorismo. Todavia, a falta de instrução ainda é um grande gargalo para expansão econômica e social. De acordo com dados do Censo 2010, disponibilizado pelo IBGE, 56% dos afroempreendedores não tem nenhuma instrução; 11% têm o fundamental completo; 26% ensino médio; 2% superior incompleto e 4% superior completo.
Moradora do Nordeste de Amaralina, Joice Ribeiro, empreende na área de festas. Para se manter atualizada e gerir o próprio negócio, ela reconhece que o investimento em formação é alto. “Os cursos realmente são caros, alguns que fiz troquei por trabalhos e outros consegui gratuito através de amigos. O ultimo foi um de R$ 120o com uma decoradora de São Paulo”, conta a empreendedora que se desdobra entre o trabalho fixo e a empresa de pequena porte em atividade há seis meses.
O Desabafo Social está rodando 10 territórios de Salvador, levando o projeto Inventividades – Circuito Empreendedor nas Periferias. O Inventividades é um espaço para transformar idéias em negócios e projetos de impacto social.
“Nosso objetivo é fomentar criação e/ou modelagem de negócios com impacto social e que potencialize as relações socioeconômicas no território. É destinado aos jovens de 17 até 29 anos, empreendedores e preferencialmente negros e pardos”, explica o Diretor de Pontes do Desabafo Social Gabriel Leal.
Ele revela que a premiação tem caráter estratégico para instrução de afroempreendedores. “A premiação tem a finalidade de fortalecer/potencializar as ações desses jovens em seus territórios, levando em conta e tentando minimizar toda a estrutura social que já o segrega e margnializa”.
As atividades ocorrerão na NOSSA: Casa Colaborativa (Rio Vermelho, Salvador, BA), nos dias 10/06 (9h às 17h) e 11/06 (9h às 14h).
Para participar jovens entre 17 e 29 anos, precisam ter um negócio/projeto: no papel ou iniciando. As inscrições terminam 08 de junho e podem ser feitas no endereço https://www.sympla.com.br/inventividades-empreendedorismo-e-marketing-digital__147074
Os participantes receberão os seguintes workshops intensivos:
- Modelando o negócio/projeto
- Aprenda com um baleiro a vender sua ideia
- Marketing Digital para Empreendedores
- Boas práticas em direitos humanos para empreendimentos
Na segunda parte do Inventividades, cada participante terá 5 minutos para apresentar seu negócio/projeto para uma banca de jurados. O negócio/projeto mais votado ganhará:
- Bolsa 100% para o curso online Empreende Aí
- Bolsa 100% para o curso online Etnografia para Mídias Sociais, do IBPAD – Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados.
O curso online de Etnografia em Mídias Sociais é dividido em quatro módulos, que apresentarão desde noções de cultura e comunidades digitais até técnicas e ferramentas para coleta e análise de dados. Como resultado, o estudante será capaz de realizar mapas descritivos de comunidades, públicos e audiências nas mídias sociais.
- Três meses grátis utilizando a Nossa: Casa Colaborativa , localizada no Rio Vermelho, Salvador.
A NOSSA é um espaço de reunião e conexão dos atores da transformação social positiva de Salvador, servindo como um verdadeiro hub de empreendedores de impacto positivo. Uma casa colaborativa, sem fins lucrativos que fomenta a inovação social, a economia criativa e colaborativa e a sustentabilidade em Salvador.
- SURPRESA
Donminique Azevedo é repórter do Portal Correio Nagô.
Crédito da foto: @grupoopni e projeto da galeria a céu aberto em São Mateus! Foto de 2015. : @paevito (http://www.imgrum.org/media/1487938598346299966_287476580)