A Ilha de Itaparica vai sediar o I Seminário de Escolas de Samba: O Renascer de um Grande Enredo. O evento que acontece nos próximos dias 28 e 29 de novembro tem entrada gratuita e tem como objetivo resgatar a cultura dos ensaios, festas e desfiles das escolas de Samba na Bahia, rememorando os tempos áureos das décadas de 1960 e 1970.
A iniciativa é comandada pelo cantor e compositor baiano Alaor Macedo. Com mais de 30 anos de carreira, Macedo morou no Rio de Janeiro entre os anos de 1979 e 1991, onde foi tricampeão com o samba enredo da escola de samba Acadêmicos do Salgueiro. De volta à Bahia, depois de ter passado uma temporada nos Estados Unidos o músico trouxe para a Ilha de Itaparica a expertise de ter trabalhado com os melhores nomes do samba como Almir Guineto e Arlindo Cruz e pretende levar esse aprendizado à população.
“Vamos apresentar desde a criação e execução até a organização das escolas de samba, passando pelas danças tradicionais e a importância do ritmo e principalmente as alas durante o desfile, assim como a evolução do mestre-sala e da porta-bandeira”, explica Macedo. De acordo com ele, o evento faz parte de uma nova dinâmica para o resgate das escolas de samba baianas. “Precisamos de profissionalismo e organização para que aconteça da melhor forma possível, podendo agregar ainda mais tradição e cultura ao nosso Carnaval”.
O evento vai acontecer no Auditório da Biblioteca Juracy Magalhães Júnior, na Ilha de Itaparica, nos dias 28 e 29 de novembro, das 18h às 21 horas com entrada franca. Todos os participantes vão receber certificados. Ao final de cada dia o seminário vai ser encerrado com um debate.