ABERTAS INSCRIÇÕES PARA AS OFICINAS DO IV BAHIA AFRO FILM FESTIVAL
Estão abertas as inscrições para as oficinas oferecidas durante o IV Bahia Afro Film Festival – BAFF , que acontece de 16 a 21 de novembro de 2012 , em Salvador- Bahia. São duas oficinas na área audiovisual para jovens, adultos e comunidade do Pelourinho, com a oferta de 120 vagas no total, 60 delas gratuitas para afrodescendentes de qualquer bairro e/ou moradores do Centro Histórico. Os interessados têm até o dia 15 de novembro para se inscreverem através do site: http://ivbaff.bahiaafrofilmfestival.com.br/ .
Além de colaborar na preparação e capacitação de profissionais para o mercado de trabalho audiovisual, as oficinas pretendem desenvolver, através de teoria e prática, o processo de produção cinematográfica, culminando com a realização de cinco curtas, a partir da integração das turmas da “Oficina Básica de Produção, Cinema e Vídeo” e da “Oficina de Introdução à Linguagem Cinematográfica” .
Ministrada pelo cineasta Flávio Leandro , a oficina básica de Produção, Cinema e Vídeo apresentará o passo-a-passo de uma produção de cinema através do estudo de um roteiro de curta metragem. Serão abordados tópicos como a análise técnica e decupagem do roteiro, levantamento das locações, formação da equipe técnica, seleção e formação do elenco, o plano de produção e a produção em si, contratos e cronograma de filmagem.
A oficina Tela em Transe já é realizada há dois anos pelo cineasta Lázaro Faria . Em outubro deste ano, Faria foi convidado para ministra-la na China, cidade de Macau. A experiência rendeu três curtas, dentre eles o Pannati , que recebeu críticas positivas na imprensa especializada chinesa . Para esta edição do BAFF, a oficina terá a colaboração do cinematógrafo Xeno Veloso , da roteirista Carollini Assis e da atriz Deusi Magalhães . Integram o conteúdo, tópicos como roteiro, linguagem cinematográfica, operação de câmera, fotografia básica e dramaturgia. Ao final da oficina, serão realizados cinco curtas, através da produção e realização dos filmes, unindo os alunos das duas turmas.
Relembrando: cada oficina apresenta 30 bolsas para alunos afrodescendentes e/ou para moradores