A cantora e compositora Juliana Ribeiro celebra com o show gratuito do álbum “Preta Brasileira”, dia 05 de setembro, às 20h, no Largo do Pelourinho, o encerramento de um projeto que lhe proporcionou muita alegria e encontros muitos ricos com alunos da rede pública estadual de ensino: o Caravana de Artes e Empoderamento.
Entre os meses de setembro e outubro, a artista, acompanhadada do músico, poeta e cordelista Maviael Melo, orientou as oficinas “Voz, Corporeidade e Gênero – A voz que canta por trás da voz que fala” e “Oficina de Literatura de Cordel” para cerca de 500 estudantes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, dos 10 aos 19 anos, que em sua maioria são negros e moradores de comunidades periféricas. No roteiro, as cidades de (São Sebastião do Passé – Colégio Deputado Luís Eduardo Magalhães), Jequié (Colégio Estadual Doutor Milton Santos), Itabuna (Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães), Santo Amaro (Colégio Estadual Teodoro Sampaio) e Salvador (Colégio Estadual Governador Lomanto Júnior). O projeto Caravana de Artes e Empoderamento tem patrocínio da Bahiagás.
Nessa apresentação de “Preta Brasileira”, que também comemora a chegada do Novembro Negro, Juliana terá a participação luxuosa da cantora Vânia Abreu, que gravou com a artista uma das faixas de seu terceiro disco, intitulada “Dragão de Gaudí”. O público terá, inclusive, a oportunidade de adquirir o CD físico no mesmo dia. O repertório é formado ainda por canções autorais, como “Ella”, uma chula-jazz que fala sobre mulheres que se libertaram através da dança, tecendo homenagens a diversas matriarcas, sambadeiras e yalorixás. Samba de roda, sembas de Angola, côco, carimbó, ijexá, são alguns gêneros que prometem fazer o público dançar e cantar juntos. Músicas de pretas brasileiras como Elza Soares, Clementina de Jesus e Leci Brandão também estarão no setlist, em novíssimos arranjos.