“ George você tem que escrever sobre isso! ” foi o que algumas pessoas falaram após apuração dos votos às eleições 2012. Nas últimas semanas o envio de sugestões de temas a serem abordados está cada vez mais corriqueiro, o que é muito bom e grande desafio. Aos poucos essas “encomendas” de textos serão entregues. É um imenso prazer escrever sobre pessoas e instituições que contribuem para o fim das desigualdades sociorraciais. Chegou a hora de falar sobre Sílvio Humberto Vereador de Salvador e o “Movimento” que o acompanha.
Esse assunto tem uma especial urgência de ser compartilhado. Acompanhar a apuração dos votos do então candidato a vereador, Sílvio Humberto, foi um momento de muita tensão e expectativa para algumas pessoas. Principalmente para quem estava presente no comitê central. A cautela e o discernimento (marcas registradas do candidato) contaminaram a todos que acabaram contendo um grito de “já ganhou” preso na garganta. Os fogos de artifícios aguardavam para anunciar e celebrar um novo marco na história do candidato, do grupo que o apoiou, da cidade e do movimento negro.
Já não tinha mais como segurar. Um grito ecoou e os fogos de artifício anunciaram a vitória. Ao ultrapassar os quatro mil votos e com apenas treze urnas a serem apuradas, os abraços, olhares e apertos de mão representavam a superação de obstáculos. Uma conquista de um sonho almejado e certeza de empenho e muita aprendizagem nesse novo compromisso, podem comemorar “meu povo”, falavam as lideranças reunidas frente ao telão que contabilizavam os votos. Matematicamente Silvio Humberto já estava eleito. Foram 4123 votos a seu favor!
Sílvio Humberto Vereador da Cidade de Salvador é uma contribuição para uma juventude negra, viva e orgulhosa. Ele tem uma vontade inquebrantável de contribuir para ascensão da população negra. Seu mandato como vereador dará continuidade a uma caminhada rumo à elevação da autoestima da maioria da população soteropolitana. O Movimento Negro tem muito a comemorar. Sílvio é a possibilidade de uma caminhada rumo à uma cidade melhor, mais justa socialmente.
Um dos fundadores Instituto Steve Biko na cidade de Salvador, Silvio