Home » Blog » Kaiala: solo com Sulivã Bispo aborda intolerância religiosa de forma poética

Kaiala: solo com Sulivã Bispo aborda intolerância religiosa de forma poética

Com discurso poético contra a intolerância religiosa, “Kaiala” volta aos palcos do Espaço Cultural da Barroquinha, nos dias 9,10 e 17 de fevereiro, às 17h. No dia 16, a peça acontece em horário diferenciado, às 18h. O solo traz o carismático ator Sulivã Bispo, que interpreta Mainha, no canal web “Na Rédea Curta”.

Sulivã Bispo no monólogo ‘Kaiala’. Foto: Andréa Magnoni

A dramaturgia dar voz à memória de uma menina de dez anos brutalmente assassinada por evangélicos que desejam o fim de um terreiro. O ator se divide entre a avó (ialorixá do terreiro), o irmão de santo e uma evangélica, que narram a trajetória da menina. Raça e gênero também são abordados através do contexto religioso.

Na candomblé de Angola (tradição bantu), Kaiala é a energia que tem por domínio sobre as águas, geradora de todas as espécies, incluindo os humanos. A visão da divindade é trazida de forma lírica e contemporânea, mesclando o real e o fictício. Poeticamente, é discutido a intolerância religiosa que atinge em sua maioria os adeptos de cultos de matriz africana.

[Confira o especial Intolerância e Educação da TV Correio Nagô] 

Sulivã Bispo já foi indicado ao prêmio Brasken na categoria de melhor ator pela atuação em Kaiala em 2016. Com direção de Thiago Romero, coreografia de Nildinha Fonseca e direção musical de Sanara Rocha e Luciano Salvador Bahia, a peça retorna em curtíssima temporada com ingressos a R$ 30 (inteira) e 15 (meia) e podem ser adquiridos através do Sympla ou na bilheteria do local. (Da Redação)

scroll to top