Home » Revista » Lado a Lado com a Teoria do Embranquecimento no Brasil, por George Oliveira

Lado a Lado com a Teoria do Embranquecimento no Brasil, por George Oliveira

 

Lado a Lado com a Teoria do Embranquecimento no Brasil

 

Lado a Lado com a Teoria do Embranquecimento no Brasil, por George Oliveira

 

Um casal de conceituados jornalistas brasileiros narram a apresentação do Brasil no encerramento dos Jogos Olímpicos:

“- Olha ele aí, o Renato Sorriso.

– Sorriso tava se divertindo quando vem a “autoridade” pedindo que ele deixe o local. E é ai que começa a nossa história, a história multicultural, a história da ternura, do carinho, a história de como nós abraçamos o imigrante. O abraço é o conceito principal dessa apresentação brasileira de oito minutos.

– E o segurança que chegou na base dos “aos costumes cidadão” entra no ritmo do Renato Sorriso, aquele gari, aquele funcionário da empresa pública de limpeza do Rio. Em vez de

 apenas limpar a avenida ele vem dançando ao final de cada apresentação de escolas de Samba. Um profissional no carnaval do Rio. É o que mais samba na Sapucaí”

 

Isso ocorreu no último domingo (12/08), após a pífia performance do Brasil nas Olimpíadas 2012 realizada em Londres.  O país sede dos próximos Jogos Olímpicos (Rio 2016) organiza uma breve apresentação do que pretende mostrar ao mundo daqui a quatro anos. Ao mostrar um personagem negro, representando uma gari e um segurança branco vestido de paletó e representando um imigrante.  O nosso comitê olímpico blefou ao proporcionar uma integração racial que nunca existiu.

 

Ainda no mesmo mês, uma outra emissora começa a divulgar cenas de sua próxima novela. Algumas pessoas, ao verem imagens de chamada de uma nova novela “De Época” ficam apreensivas. Sofrem por antecedência ao imaginar as atrocidades que serão exibidas nos próximos oito meses: personagens negros apanhando em senzalas, mulheres negras sendo violentadas…dentre outras cenas que nem vale a pena descrever.

Não adianta dizer-lhes que se trata de uma ficção.

Quando as imagens são sobre imigrantes europeus que aqui chegaram, numa das novelas, à nado também nos trazem preocupações. Passamos a imaginar como essas famílias que vieram para o Brasil com “uma mão na frente e outras atrás” e conseguem um ascensão social e econômica. Alguns especialistas chegam a falar que esses imigrantes receberam terras e

scroll to top