Home » Blog » Lagoa do Abaeté recebe Festival Osun Bahia, pela primeira vez em Salvador

Lagoa do Abaeté recebe Festival Osun Bahia, pela primeira vez em Salvador

Festival Osun ocorre no Rio de Janeiro há 8 anos e chega de forma inédita à capital baiana no dia 27 de outubro (domingo). No sábado (26), das 10h às 18h, acontece a Feira Ya Lagbara, que antecede o Festival Osun, apresentando artesanatos, comidas típicas e atrações musicais.

Mãe Jaciara de Oxum. Foto: Elói Corrêa

Como o objetivo de conscientizar sobre a importância das Iyalorisas e o seu papel como mulher, mãe estruturadora da comunidade, desenvolvendo a autoestima e os conceitos de ecologia, pessoal, material e espiritual, além de promover o combate à intolerância religiosa e ao racismo, Salvador recebe pela primeira vez o Festival Osun Bahia, que já ocorre há oito anos no Rio de Janeiro.

Idealizado pelo ator e apresentador baiano Érico Brás, juntamente com a Iyalode Rosângela D’Yewa (Rio de Janeiro) e a Iyalorixá Jaciara Ribeiro (Bahia), o evento é aberto ao público e acontece no dia 27 de outubro (domingo), das 8h30 às 18h30, na Lagoa do Abaeté.

“Antes de caminharmos para onde queremos, precisamos saber de onde viemos. A nossa ancestralidade nos ajudará na auto aceitação e consequentemente na aceitação do outro enquanto diferente dentro da nossa comunidade e no mundo”, explica Érico Brás, que é Mogba, um cargo masculino específico do culto a Xangô – do Ilé Asé Opô Aganju, em Lauro de Freitas-BA.

O apresentador do programa Se Joga, da TV Globo, irá ministrar uma palestra, às 15h, abordando o tema ‘Eu me aceito. E você?’. Às 15h30, haverá uma palestra com a psicóloga, Gestalt Terapeuta e Trainer Tranning em Programação Neurolinguística, Maria da Penha da Costa Machado, sobre o tema ‘Como é formada a autoestima e a sua importância para o combate ao racismo’.

As palestras ocorrem no terreiro Abassá de Ogun, liderado por Mãe Jaciara Ribeiro.

O domingo do Festival começa com homenagens e com o Cortejo de Osun e presente às águas na Lagoa do Abaeté e encerra com um ato pela paz e pela vida no Busto de Mãe Gilda, a yalorixá Gildásia dos Santos, vítima de intolerância religiosa, que resultou em sua morte, em 2000. Entenda o caso aqui

Programação

A programação do Festival Osun tem início no sábado (26), das 10h às 18h, com a Feira Ya Lagbara, apresentando artesanatos, comidas típicas e atrações musicais como: bloco afro Malê Debalê; Furacão da Alegria; Bankoma; grupo Obaiamy; grupo de capoeiras, além da cantora Matilde Charles e integrantes do Coletivo de Mulheres Omiojó.

No domingo (27), os stands ficarão disponíveis das 8h às 18h em paralelo ao festival.“Desta forma, a feira é a representação do empreendedorismo que o Festival se refere, e o cortejo às águas é o culto à natureza, à Senhora das Águas Doces. É outro momento que se refere à preservação da natureza e a sua importância para o bem comum. Além de empreendedora e também mantenedora da preservação da natureza, os Orisa são as forças da natureza representadas nos rios, matas, lagoas, oceanos, ar, entre outros elementos”, reflete a Iyalode Rosângela D’Yewa.

O evento conta com o apoio do Koinonia, Secretaria de Promoção da Igualdade (Sepromi) e Coordenadoria Ecumênica de Serviço (Cese).

PROGRAMAÇÃO DO FESTIVAL – DOMINGO (27)

Local de encontro: Terreiro Abassá de Ogun – 1° Travessa Luiz Viana Filho 2344 – Itapuã

8h Abertura com Café da Manhã

9h30 Entrega das Moções para os homenageados

10h30 Cortejo de Osun e Presente às Águas na Lagoa do Abaeté

12h Almoço de Confraternização

14h às 16h Roda de Conversa sobre Ecologia, Racismo Religioso e Empreendedorismo.

15h Palestra com o ator e apresentador Érico Brás sobre o tema ‘Eu me aceito. E você?’.

15h30 Palestra com a psicóloga, Gestalt Terapeuta e Trainer Tranning em Programação Neurolinguística, Maria da Penha da Costa Machado, sobre o tema ‘Como é formada a autoestima e a sua importância para o combate ao racismo’.

16h às 18h Apresentação dos Grupos de Manifestações Culturais.

18h Grande Ato de Encerramento do Festival no Busto de Mãe Gilda, Cânticos pela Paz e pela Vida.

SERVIÇO

O quê: Festival Osun Bahia

Quando: Dias 26 e 27 de outubro (sexta e sábado) – Feira Ya Lagbara; Dia 27 de outubro (domingo) – Festival

Ingresso: 02 (dois) quilos de alimentos não perecíveis

Onde: Terreiro Abassá de Ogun – 1° Travessa Luiz Viana Filho 2344 – Itapuã/Lagoa do Abaeté

 

scroll to top