Em comemoração ao dia 25 de julho, Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, foi lançado o primeiro catálogo digital de atrizes negras baianas poderá ser encontrado. O site Rosas Negras é o primeiro catálogo de atrizes negras baianas que tem como objetivo fortalecer o trabalho dessas profissionais. As interessadas em depositarem suas informações profissionais nele poderão fazer isso através de um cadastramento on-line. A iniciativa é da atriz Fabíola Nansurê que interpretou as personagens do espetáculo Rosas Negras.
Em uma homenagem póstuma, Auristela Sá (1969-2013) é a primeira atriz negra baiana mencionada neste catálogo. Nascida em Alagoinhas (BA), Auristela é conterrânea de Fabíola Nansurê, e impulsionou a arte alagoinhense em parceria com o Teatro Vila Velha através do projeto Teatro de Cabo a Rabo, que incentivava os artistas do interior da Bahia. A trajetória de Auristela no teatro é destacada por sua colaboração com o Bando de Teatro Olodum. Ela esteve presente nas montagens teatrais do Bando entre os anos de 1995 e 2010, com os espetáculos: Bença, Áfricas, Sonho de Uma Noite de Verão, Auto-Retrato aos 40, O Muro, Oxente, Cordel de Novo, Relato de Uma Guerra que (não) Acabou, Já Fui, Ópera de 3 Reais, Um Tal de Dom Quixote, Ópera de Três Mil Réis, Erê Para a Vida Toda Xirê, Zumbi Está Vivo e Continua Lutando, Zumbi, Bai Bai Pelô, Essa é a Nossa Praia, e Cabaré da Raaaaaaaça.
O projeto Eu Vejo Você – Ipadê das Rosas Negras tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.