Home » Revista » Lançamento da plataforma colaborativa do documentário “freenet?” + 10 anos de Creative Commons

Lançamento da plataforma colaborativa do documentário “freenet?” + 10 anos de Creative Commons

Na noite de sábado, dia 15 de dezembro, como parte da programação do Global Congress on IP and Public Interest, maior evento internacional de propriedade intelectual de todo o mundo, pesquisadores, acadêmicos e artistas de audio-visual estarão reunidos para a festa de lançamento da plataforma do documentário colaborativo “freenet?”.
freenet? é uma iniciativa conjunta de quatro organizações da sociedade civil brasileira: Centro de Tecnologia e Sociedade da Fundação Getúlio Vargas – CTS/FGV, Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor – IDEC, Instituto Nupef e Intervozes. O objetivo é traduzir a complexidade dos debates da governança da internet para a linguagem audio-visual, engajando usuários no debate por meio de uma plataforma online ( www.freenetfilm.org ) no processo criativo de elaboração do roteiro de um longa sobre o futuro das liberdades na rede. São temas em debate: direito de acesso à conexão, acesso ao conteúdo, liberdade de expressão, privacidade e neutralidade da rede. O enfoque é internacional e tanto a plataforma, como os filmes do projeto, são produzidos em três línguas: inglês, espanhol e portugues.

Mesmo antes do lançamento da plataforma colaborativa, o projeto já esteve em destaque nas redes, quando lançou um filmete colaborativo sobre a polêmica do Marco Civil da Internet e a neutralidade da rede: http://www.youtube.com/watch?v=oIRnRhrpCDE . Embora o tema seja complexo, em poucas horas o videozinho já teve mais de mil visualizações.

Como todos os filmes realizados no âmbito do freenet são licenciados em creative commons, a festa também entra na lista de celebrações internacionais do aniversário de 10 anos do CC no mundo. Compõe a mesa do Creative Commons: Michael Carrol, membro fundador do Creative Commons; Ronaldo Lemos, responsável por trazer o CC para o Brasill, além de representantes do CC na América Latina, como o chileno, Claudio Ruiz e a colombiana Carolina Botero. 

Na mesa do freenet participam toda a equipe executiva do projeto: Joana Varon, coordenadora do projeto, co-diretora e pesquisadora do CTS/FGV; Naor Elimelech, diretor dos filmetes; Carlos Afonso, diretor do Nupef e representante da sociedade civil no Comitê Gestor da Internet; Veridiana Alimonti, pesquisadora do IDEC e única representante mulher no CGI; João Brant,

scroll to top