Na noite de sábado, dia 15 de dezembro, como parte da programação do Global Congress on IP and Public Interest, maior evento internacional de propriedade intelectual de todo o mundo, pesquisadores, acadêmicos e artistas de audio-visual estarão reunidos para a festa de lançamento da plataforma do documentário colaborativo “freenet?”.
freenet? é uma iniciativa conjunta de quatro organizações da sociedade civil brasileira: Centro de Tecnologia e Sociedade da Fundação Getúlio Vargas – CTS/FGV, Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor – IDEC, Instituto Nupef e Intervozes. O objetivo é traduzir a complexidade dos debates da governança da internet para a linguagem audio-visual, engajando usuários no debate por meio de uma plataforma online ( www.freenetfilm.org ) no processo criativo de elaboração do roteiro de um longa sobre o futuro das liberdades na rede. São temas em debate: direito de acesso à conexão, acesso ao conteúdo, liberdade de expressão, privacidade e neutralidade da rede. O enfoque é internacional e tanto a plataforma, como os filmes do projeto, são produzidos em três línguas: inglês, espanhol e portugues.
Mesmo antes do lançamento da plataforma colaborativa, o projeto já esteve em destaque nas redes, quando lançou um filmete colaborativo sobre a polêmica do Marco Civil da Internet e a neutralidade da rede: http://www.youtube.com/watch?v=oIRnRhrpCDE . Embora o tema seja complexo, em poucas horas o videozinho já teve mais de mil visualizações.
Como todos os filmes realizados no âmbito do freenet são licenciados em creative commons, a festa também entra na lista de celebrações internacionais do aniversário de 10 anos do CC no mundo. Compõe a mesa do Creative Commons: Michael Carrol, membro fundador do Creative Commons; Ronaldo Lemos, responsável por trazer o CC para o Brasill, além de representantes do CC na América Latina, como o chileno, Claudio Ruiz e a colombiana Carolina Botero.
Na mesa do freenet participam toda a equipe executiva do projeto: Joana Varon, coordenadora do projeto, co-diretora e pesquisadora do CTS/FGV; Naor Elimelech, diretor dos filmetes; Carlos Afonso, diretor do Nupef e representante da sociedade civil no Comitê Gestor da Internet; Veridiana Alimonti, pesquisadora do IDEC e única representante mulher no CGI; João Brant,