Home » Blog » Cultura » Marco Antonio Fera lança EP Corpo Desobediente

Marco Antonio Fera lança EP Corpo Desobediente

Corpo negro. Masculinidade. Masculinidade negra. Universo LGBTQIA+. Arte Queer. Em Corpo Desobediente, Marco Antonio Fera traz à tona esses temas e comemora seus 20 anos de carreira, com a gravação de um EP que faz parte do estilo que ele chama de “Nova MPB”, com referências em Soul, Funk, Samba e Pop. As músicas fazem uma ligação direta com outros e outras artistas negros e negras, com uma pegada contemporânea.


O EP foi gravado em Sorocaba, na Aquarela Studios, entre março de 2020 e agosto de 2022 e tem como título a faixa Corpo Desobediente. O lançamento oficial do clipe dessa faixa ocorreu hoje 25/8 no canal do artista – Pretinho Mais que Básico – do YouTube. Já o EP Corpo Desobediente será lançado dia 26/8 às 12h nas plataformas digitais de música.


Assim como todas as músicas do EP, Corpo Desobediente fala sobre as vivências de Marco, suas histórias, estórias e registros, seu corpo e a sua experiência enquanto uma Prete Bixa no mundo. De forma poética e contundente, o artista recorre às suas memórias de infância, para olhar seu presente.

A vida adulta chegou e Marco conseguiu eliminar e se proteger dos socos e pontapés, mas seu corpo ainda incomoda. “A minha resposta a um processo de desafeto, discriminação e rejeição foi a arte, a música, as melodias enquanto uma possibilidade artística e poética de denúncia, compartilhar sentimentos, de grito, de luta ao mesmo tempo de afirmação e posicionamento frente a violência vivida. E também a celebração da vida de uma PreteBixa que está viva e com recursos de se autoafirmar
e despertar sentimentos em outras PretesBixas”, pontua Marco.


Para o multiartista negro é cada vez mais urgente também abordar e problematizar a ideia de masculinidade negra na sociedade brasileira. Nesses discursos, o homem negro é visto como hiper masculino e super viril e passa por um processo de “animalização”, através do qual são valorizadas formas rudes e rígidas de masculinidade.

A construção desse estereótipo tem afetado diretamente as nossas existências, os nossos relacionamentos e o nosso fazer artístico.
Através das letras, melodias e imagens, o EP Corpo Desobediente tem como foco falar de homens negros bixas, que em sua experiencia não correspondem ao ideal de heteronormatividade, por meio de um viés não tradicional. Foi garimpando sentimentos e afetos, gestos e movimentos de suavidade e beleza que Marco Antônio trouxe à tona dores e angústias e as diversas formas de discriminação e opressão que viveu em seu cotidiano de bixa preta.

scroll to top