Home » Blog » LANÇAMENTO: Terreiros de Candeias e São Francisco do Conde ganham portal

LANÇAMENTO: Terreiros de Candeias e São Francisco do Conde ganham portal

21/11/2017 I às 16h30

Projeto, iniciado em março, reúne em portal online, o registro fotográfico, georreferenciamento e memória histórica de 69 casas de Axé da região.

Imagem inline 1

Terreiro Egbé Oyá Eleyé Omon Ajagunã_Foto Mauricio Reis

Nos próximos dias 25 e 29 de novembro, ocorre o lançamento do Portal Espaço Sagrado, plataforma online que reúne o mapeamento dos terreiros de matriz africana de Candeias e São Francisco do Conde. Os dois municípios recebem o lançamento do projeto: no dia 25, às 9h, no Ilê Asè Oyà Tolà, localizado no distrito de Passagem dos Teixeiras, em Candeias; e no dia 29, às 9h, na Câmara Municipal de São Francisco do Conde. Ambas cerimônias vão reunir lideranças religiosas e representantes governamentais.

O projeto iniciado em março deste ano é uma iniciativa da Associação dos Amigos do Ilê Asè Oyà Tolà e tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia. O Portal Espaço Sagrado foi contemplado no edital Setorial de Culturas Identitárias – 11/2016, do Centro de Culturas Populares e Identitárias, e conta também com a parceria da Secretaria de Direitos Humanos, Cidadania e Juventude, Secretaria de Turismo e Secretaria de Cultura de São Francisco do Conde.

Informações históricas, visuais e geográficas de 69 casas de Axé da região, sendo 40 localizadas em Candeias e 29 em São Francisco do Conde, compõem esta importante iniciativa, que mobilizou a maioria dos terreiros da região para sua construção. No portal, o internauta também terá acesso a fotografias, textos, mapas temáticos e memória dos terreiros, além de dados sobre legislação, links e orientações para os religiosos sobre os direitos e proteção das religiões de matriz africana frente aos processos de violência e intolerância religiosa.

De acordo com o coordenador e fotógrafo do projeto, Maurício Reis, o principal objetivo do mapeamento é possibilitar a implementação de polícias públicas voltadas aos povos de terreiros, sobretudo nos municípios mapeados. “Dessa forma, esperamos promover o fortalecimento da cultura brasileira, a identidade de um povo, o reconhecimento e a valorização dos espaços sagrados como fomentadores de cultura, visando também o combate a intolerância religiosa”, completa Maurício, que também é Ogã do Ilê Asè Oyà Tolà.

Amigos do Ilê Asé Oyá Tolá – Ilê Ayó

A Associação dos Amigos do Ilê Asé Oyá Tolá – Ilê Ayó, fundada em 24 de julho de 2002, é uma entidade sem fins lucrativos e tem como objetivo a defesa da diversidade cultural, através do combate às desigualdades sociais, cultural e econômica. A associação promove e realiza ações sustentáveis que contemplem a melhoria da qualidade de vida dos povos, através da prestação de serviços à comunidade de Passagem dos Teixeiras, tal como atendimentos com profissionais na área de odontologia, apoio na educação escolar, entre outros.

 Da Redação do Portal Correio Nagô.

scroll to top