Home » Revista » Leitura dramática apresenta obra de Wole Soyinka

Leitura dramática apresenta obra de Wole Soyinka

A Companhia de Teatro Abdias do Nascimento realizará uma leitura dramática da obra O Leão e a Jóia, do escritor nigeriano Wole Soyinka, vencedor do Prêmio Nobel de Literatura (1986), com direção de Ângelo Flávio (O Dia 14 e A Casa dos Espectros) e, no elenco, os atores: Josiane Acosta, Vinício Nascimento e Raimundo Moura. A leitura dramática, que integra o Projeto Novembro Negro da Fundação Pedro Calmon/SecultBA, acontecerá no Espaço Xisto Bahia, Biblioteca Pública do Estado (Barris), dia 5 de novembro, às 19h, com acesso gratuito.

securedownload

“O Leão e a Jóia” é uma peça teatral, escrita no final da década de 1950, e narra a disputa pelo amor de uma jovem, entre um velho líder de uma aldeia e um professor interessado na modernização dos hábitos, influenciado pela cultura ocidental.

“É um prazer apresentar a obra de Wole Soyinka, ‘O Leão e a Jóia’, para o grande público da maior cidade negra do país. A obra não se esgota nos conflitos de identidade, ela pauta a fragilidade de uma nação frente à usura dos grandes impérios universais. É um livro sensível, não há hermetismo na linguagem dramatúrgica, mas exige um espectador atento aos conflitos político-sociais e afro-contemporâneos, que assim poderão acessar com maior profundidade os códigos tácitos narrados por Soyinka”, pontua Ângelo Flávio, diretor da leitura dramática.

Ator e diretor, formado pela Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia, Ângelo Flávio vem se destacando na área artística, em especial, no diálogo das artes cênicas com as heranças afro-brasileiras. Em 2004, ganhou o Prêmio Braskem de Teatro pela atuação em O Evangelho Segundo Maria. Em 2006, dirigiu e atuou a montagem premiada montagem A Casa dos Espectros. Em 2007, montou O Dia 14, uma dramaturgia autoral e contemporânea, encenada pelo CIA Teatral Abdias Nascimento, recebendo seis indicações ao Prêmio Braskem de Teatro e Prêmio Revelação.

No cenário nacional participou da minissérie Dona flor e Seus Dois Maridos, da série A Grande Família e de filmes como Quincas Berro D´água, Eu me lembro, À beira do caminho, ente outros. Atualmente está em cartaz na cidade com o espetáculo “O Sumiço da Santa”, direção de Fernando Guerreiro.

Soyinka na Bahia – O escritor Wole Soyinka – primeiro africano negro a ganhar o Prêmio Nobel de Literatura – estará em Salvador, dentro da programação do Novembro Negro, lançando o livro O Leão e a Jóia, no próximo dia 19, às 15h, na Academia de Letras da Bahia, em Nazaré.

Serviço
O quê: Leitura Dramática do livro O Leão e a Jóia, com a Cia Teatral Abdias do Nascimento
Onde: Espaço Xisto Bahia; Biblioteca Pública do Estado da Bahia, Barris
Quando: Dia 05/11, às 19h

Com informações da assessoria da Fundação Pedro Calmon

scroll to top