A cantora e educadora Raquel Monteiro estreia sua primeira apresentação solo, no show intitulado “Ligação 180”, em referência ao Disque Denúncia, no Espaço Cultural da Barroquinha, nos próximos dias 15 e 16 de abril, às 19h.
Raquel traz para o público um repertório que identifica elos e manifestações musicais de origem africana que influenciaram no legado cultural no Brasil e EUA. Há também um viés de mensagens anti-racistas, de lamento e opressão, nas canções escolhidas para interpretação, ao tempo em que traduz a força e o poder do povo negro. A cantora tem experiência em apresentações pelo país com a Orquestra Afrosinfônica, em que integra o trio de vozes.
No show Raquel Monteiro estará acompanhada dos músicos Marcus Sampaio (arranjos e baixo), Ubiratan Marques (arranjos e piano), Vinicius Freitas (sax, flauta e arranjos), Felipe Guedes (violão, guitarra e arranjos), Nielton Marinho (percussão) e Sergio Muller (cavaquinho). E no repertório ícones da música como: Mateus Aleluia (Ticoãs), Caetano Veloso, Gilberto Gil, Baden Powell e Nina Simone, entre outros.
“Este é o meu primeiro show solo e já estava montado na minha cabeça há muitos anos. Agora resolvi por em prática”, conta a Raquel que em sua trajetória musical já foi educadora na Escola Baiana de Canto Popular, na Band’erê, na Escola de Música Pracatum e na Escola do Olodum. Cantando profissionalmente ela participou do grupo de vozes Africantar, entre 2009 e 2011 e atualmente é uma das cantoras da Orquestra Afrosinfônica.
O quê?: Ligação 180 – Show de Raquel Monteiro & Convidados
Local: Espaço Cultural da Barroquinha
Datas: 15 e 16 de abril | 19h
Preço: R$ 20,00 inteira / R$ 10,00 meia
Confira o som de Raquel na performance de Canto de Ossanha, de Toquinho e Vinicius de Moraes.