Home » Blog » Linda e preta, Nara Couto lança clipe em Salvador

Linda e preta, Nara Couto lança clipe em Salvador

Por Donminique Azevedo

Da cor da noite da Bahia, a cantora Nara Couto lançou nesta quarta-feira (09), na Katuka Africanidades, em Salvador, o clipe “Linda & Preta”, dirigido por Lázaro Ramos e com co-direção de Elísio Lopes Jr.

“O clipe vem para reafirmar nossa beleza porque nós já nos reconhecemos lindas e pretas, embora exista uma mídia que vem dizendo que este não é o padrão, que não somos bonitas”, revela a mezzo-soprano, que no processo das escolhas estéticas do trabalho recebeu relatos de diversas mulheres sobre a beleza diaspórica negra.

Para a socióloga Vilma Reis, single e clipe celebram as possibilidades artísticas feitas pelo movimento negro. “O clipe mostra o dia amanhecendo na Bahia e é, realmente, o alvorecer de um novo tempo mesmo. Isso parecia impossível com a onda de conservadorismo, de tanto racismo e misoginia, então é uma resposta contra tudo isso. A gente quer uma sociedade de paz, mas paz com voz e com a possibilidade de gente se colocar”, comenta.

Co-diretor do clipe, Elísio Lopes Jr, conta que o processo de direção foi bastante orgânico, pois acompanha o trabalho de Nara Couto desde quando a artista – dançarina de formação –  decidiu além de dançar, cantar. “Misturamos a raiz baiana com a africana, com um olhar na modernidade, na música e na estética que nos interessam hoje para fazer essa ponte e esse trabalho ser um diálogo com base nas matrizes culturais que respaldam a nossa música”, diz.

Do compositor Jarbas Bittencourt, a música Linda & Preta fala da beleza da mulher negra, misturando elementos do jazz às referências sonoras africanas e ao toque percussivo. O arranjo é assinado por Jorge Solovera.

Confira o clipe Linda & preta:

scroll to top