Home » Blog » Lista tríplice será composta em eleição para Defensoria Pública Geral nesta sexta-feira (01)

Lista tríplice será composta em eleição para Defensoria Pública Geral nesta sexta-feira (01)

01/02/2019 | às 13h28

Na manhã da última quarta, três candidatas e um candidato apresentaram proposta de gestão da Defensoria Pública Geral para o próximo biênio (2019-2021), na Escola Superior da Defensoria Pública do Estado da Bahia (ESDEP), no Canela.  A eleição acontece nesta quarta-feira (01).

O auditório da ESDEP recebeu defensores e defensoras, servidores e servidoras, além da sociedade civil para ouvir as propostas de candidatura para o próximo biênio. Com o tempo de 20 minutos, as propostas foram apresentadas no primeiro bloco, logo após, as candidatas e o candidato responderam a cinco perguntas feitas pelo público.

A veterana Tereza Almeida pretende adotar como emblema de sua gestão o adinkra sankofa. Para Tereza, o signo inspira a olhar as ações já realizadas em sua carreira para progredir frente aos retrocessos políticos. “O significado desta campanha é aprender com o passado, para viver o presente e construir o futuro”, descreveu.

Foto Tiago Lima/DPE-BA

O candidato Rafson Ximenes ressaltou a importância da formação e curso para combater o racismo institucional para defensores, servidores e estagiários, além de enaltecer o trabalho realizado pela ouvidora geral Vilma Reis e a presença da sociedade civil. “Precisamos entender que a Defensoria Pública tem grande força com o apoio da população. Se o diálogo com a sociedade cresce, a Defensoria cresce”, explicou.

Eleição

A eleição acontece na sala do Conselho Superior da Defensoria Pública, na sede administrativa da DPE/BA. Com a votação, cada servidor pode votar em até três candidatos, conforme o artigo 16, do sexto parágrafo, da Lei Complementar 26 de 2006.

A Comissão Eleitoral encaminhará a lista tríplice resultante das eleições ao defensor público geral, que até o terceiro dia útil encaminhará ao governador Rui Costa. O governador deverá escolher e nomear uma das candidatas ou o candidato no prazo de 30 dias.   

A candidata Mônica Aragão destacou durante sua apresentação a  garantia do processo eleitoral diante da conjuntura política atual. “Os defensores e defensoras públicas tem que ficar muito felizes com este momento democrático, porque nós ainda podemos escolher o nosso gestor por dois anos”, afirmou.  

Por sua vez, a candidata Soraia Ramos destacou o espaço democrático e pontuou em seu discurso a peculiaridade de cada candidatura. “Que a gente possa dar maior oportunidade aos eleitores de analisarem e escolherem. Espaços como esse são importantes justamente por mostrar cada perfil, cada forma de atuar”, apontou.

 

Marcelo Ricardo é repórter-estagiário do Correio Nagô.
Com a supervisão da jornalista Donminique Azevedo
 
 
scroll to top