Home » Blog » Cultura » Livro de Jocélio Teles dos Santos analisa ocupação do ativismo negro em espaços de governo

Livro de Jocélio Teles dos Santos analisa ocupação do ativismo negro em espaços de governo

Ativismo Negro no Brasil: frente ao Estado e no Estado- 1970-2016 é o título do novo livro de Jocélio Teles dos Santos, professor titular de Antropologia da Universidade Federal da Bahia (Ufba). O lançamento que será na próxima terça-feira, 6, das 17 às 19 horas, no Palacete das Artes, integra o 43º Festival de Livros e Autores da Ufba.  

Autor de O Dono da TerraO Poder da Cultura e a Cultura no Poder, dentre outros títulos, nesta nova obra Santos analisa a ocupação de espaços de governo pelo ativismo negro brasileiro. O destaque é sobretudo para os governos de Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010) e Dilma Rousseff (2011-2016). 

O autor destaca estratégias discursivas desses grupos em diferentes momentos tanto dentro como fora do Estado. O material de pesquisa é resultado de dados recolhidos em diferentes regiões do país. 

“Nas duas primeiras décadas do século XXI houve uma mudança que considero radical em instâncias do poder central – a União. Se no período da pré e pós-redemocratização houve alguma presença de indivíduos negros em órgãos estatais, no período 2003-2016 saltava aos olhos a expressiva participação quantitativa de ativistas negros em ministérios, fundações e secretarias. Não eram sujeitos isolados, considerados indivíduos, mas na sua maioria vinculados a entidades, organizações de movimentos sociais negros ou mesmo a partidos políticos de esquerda ou centro-esquerda”, aponta o antropólogo.

scroll to top