Escrito por Elaine Marcelina e ilustrado por Anni Ganzala, o livro Beata, a menina das águas será lançado no dia 17 de abril, pela Editora Malê. A obra infantil homenageia Mãe Beata de Iemanjá, destaca sua vocação espiritual e narra a infância da Ialorixá na cidade de Cachoeira (BA). A autora acredita que o livro é um instrumento contra a intolerância religiosa, que vem se agravando no país.
Beata, a menina das águas tem texto de apresentação do filho biológico de Mãe Beata, o sociólogo Adailton Moreira Costa, babalorixá, herdeiro do Terreiro Ilé Omiojúàró. Uma das figuras de maior destaque da cultura afro-brasileira, Beatriz Moreira Costa, conhecida como Mãe Beata de Iemanjá, nasceu em 20 de janeiro de 1931, foi ativista pelos direitos humanos, contra a intolerância religiosa, a homofobia e o racismo. A baiana ainda escreveu os livros: “Caroço de Dendê, Sabedoria dos Terreiros” (1997) e “As histórias que minha avó contava” (2005). Ela faleceu em 27 de maio de 2017.
A autora
Elaine Marcelina nasceu no Rio de Janeiro. É escritora, graduada e mestre em História pela Universidade Salgado de Oliveira. Tem nove livros publicados, dentre eles, “Mulheres Incríveis” e “As coisas simples da vida”.
A ilustradora
Ani Ganzala nasceu em Salvador (BA), é formada em História pela Universidade Federal da Bahia, e atua como artista visual, grafiteira e ilustradora.
O lançamento de Beata, a menina das águas será no dia 17/04, as 19h, no Canal da Editora Malê https://www.youtube.com/channel/UCs-ksz0OATC-q8TJzK758iQ. O evento vai contar com a participação de Elaine Marcelina, Anni Ganzala e Adailton Moreira Costa.