Redação Correio Nagô – Será lançada nesta terça-feira (17) pela Editora da Universidade Federal da Bahia (Edufba), a partir das 17h, a obra “Mulher negra: Afetividade e solidão”, da autora Ana Cláudia Lemos Pacheco.
O livro será lançado na Faculdade de Comunicação da Ufba e a autora estará presente no evento para discutir sua obra com o público e conceder autógrafos.
“Há uma representação social baseada na raça e no gênero, a qual regula as escolhas afetivas das mulheres negras.” O livro é inspirado na mulher negra e mestiça que estaria fora do “mercado afetivo” e naturalizada no “mercado do sexo”, da erotização, do trabalho doméstico, feminilizado e “escravizado”; em contraposição, as mulheres brancas seriam, nessas elaborações, pertencentes “à cultura do afetivo”, do casamento, da união estável.
O livro procura entender a “solidão” de dois conjuntos de mulheres negras, a partir da relação raça e gênero, o que não significa estudá-la de forma fixa ou isolada de outros marcadores sociais. Sendo assim, acredita-se que as escolhas afetivo-sexuais, no âmbito abordado, movem-se no campo discursivo em que os marcadores raciais e de gênero são precedentes nas preferências afetivas.