Home » Blog » Cultura » Luh Maza é a primeira roteirista trans negra da TV brasileira e estreia texto inédito em programação cênica

Luh Maza é a primeira roteirista trans negra da TV brasileira e estreia texto inédito em programação cênica

Foto: José Luis Sória

De 9 a 12 (quinta-feira a domingo) é a vez da temporada de estreia de No meio do caminho, espetáculo criado a partir de recursos do teatro e do cinema, com direção geral de Danilo Miniquelli e interpretação de Daniela Sevilha e Renata Perón para o texto inédito de Luh Maza, primeira roteirista trans negra da TV brasileira.

Fazendo uma investigação sobre a linguagem híbrida que reúne recursos tanto do teatro quanto do cinema, o texto de Luh Maza, coloca em discussão o espaço da mulher na sociedade, independentemente de sua identidade de gênero, e como seus corpos e mentes são afetados.

Na trama, duas mulheres desconhecidas e solitárias estão trancadas em um ônibus quebrado em uma estrada escura e sem movimento, de onde só conseguem enxergar um corpo na estrada em meio ao breu. Elas passam a dividir seus medos, anseios, sonhos e expectativas, sem saber se chegarão ao mesmo destino que se propunham, Terra Nova, pois estão presas no meio do caminho.

A atividade é gratuita, on-line e acontece pela plataforma Zoom, contando sempre com interpretação em Libras. Todas as apresentações são seguidas de debate com os elencos. Para participar, os interessados devem reservar seus ingressos pela Sympla. Mais informações no site do Itaú Cultural www.itaucultural.org.br.

Sobre a autora

Luh Maza é escritora, diretora, atriz, crítica teatral e curadora artística, se considera uma “artevista”, utilizando a arte como ativismo para discutir e naturalizar, por meio da ficção, discussões de identidade como gênero e raça. 

É a primeira roteirista trans negra da TV brasileira, com a série Sessão de Terapia (Globo play/GNT). Pioneira, foi a primeira autora e diretora trans a levar um espetáculo ao Theatro Municipal de São Paulo, onde foi convidada a apresentar, em 2019, a peça Transtopia. Escreveu e dirigiu mais de dez peças teatrais e possui quatro livros publicados.

scroll to top