Líder que virou símbolo da vitória contra o apartheid voltou a ser internado nesta quarta-feira, pela quinta vez em dois anos
O ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela “responde positivamente” ao tratamento da recaída da infecção pulmonar pela qual voltou a ser hospitalizado, nesta quinta-feira (27/03). De acordo com um comunicado divulgado pela presidência sul-africana, seus médicos informam que o líder de 94 anos está “sob tratamento e observação no hospital”.
Horas antes da difusão do comunicado, segundo a agência de notícias Sapa, o porta-voz presidencial, Mac Maharaj, afirmou que Mandela estava “consciente”, tanto no momento de sua internação como após ser hospitalizado. O ex-presidente Mandela, que lutou contra o apartheid, foi internado pouco antes da meia-noite no horário local devido a uma “recaída” da “infecção pulmonar”, segundo o governo.
No início do mês, Mandela passou por exames médicos de rotina, que apresentaram resultados satisfatórios. A recente internação é a quinta à qual o líder é submetido em pouco mais de dois anos. Mandela, prêmio Nobel da Paz de 1993, apresenta problemas respiratórios constantes, originados durante os 27 anos que passou na prisão no antigo regime do país.
Em dezembro, o ex-mandatário foi operado por cálculos na vesícula e teve complicações respiratórias, o que fez com que permanecesse mais de duas semanas no hospital. Após o anúncio de sua nova internação, o presidente sul-africano, Jacob Zuma, pediu respeito à intimidade de Mandela para que os médicos possam “fazer seu trabalho”.
Também conhecido como “Madiba”, nome de seu clã, Mandela lutou durante 67 anos contra o sistema racista do apartheid, imposto pela minoria branca de seu país. Zuma convocou seus compatriotas e o mundo a rezarem “por Mandela e por sua família”. A última aparição pública do líder sul-africano se deu na cerimônia de encerramento da Copa do Mundo de 2010, realizada em seu país.
*Com Agência Efe.
Fonte:Opera Mundi