29/11/2018 | às 16h30
A quarta edição da Marcha do Empoderamento Crespo de Salvador já tem data marcada e ocorrerá dia 09 de dezembro de 2018(domingo), com concentração na Praça do Campo Grande, às 13h, seguindo para a Praça Castro Alves.
Este ano, a marcha traz como tema: Feminismos e Masculinidades, por uma agenda de Emancipação Crespa. A iniciativa é um movimento político, referenciando os movimentos negros de outrora que possuíam o cabelo natural como expressão de resistência e luta política e tem como objetivo contribuir para a construção de um referencial de valorização do corpo negro e a reversão das representações negativas acerca do mesmo.
Fundada e potencializada nas redes sociais, o grupo Marcha do Empoderamento Crespo, surgiu através de um grupo de transição capilar, no Facebook, onde as organizadoras se conheceram e resolveram se unir para a construção. A marcha já conta com quase 13 mil membros participantes e a página do Facebook já obtém mais de 11 mil curtidas. A sua primeira edição aconteceu dia 07 de novembro de 2015, abrindo a agenda do Novembro Negro de Salvador. A comissão de organização do evento reúne pesquisadoras, militantes, acadêmicas, formando um grupo composto por nove mulheres negras.
PRÉ-MARCHA
Para divulgar e fortalecer o movimento, são realizadas pré-marchas em diversas escolas, faculdades, universidades (públicas e particulares) e, preferencialmente, em bairros periféricos da cidade, onde os membros da comissão e convidadas palestram sobre temas que envolvem e potencializam a marcha. Onde ocorrem em paralelo feiras pretas, com empreendedoras(es) negras(os), sarais poéticos, oficinas e dinâmicas culturais.
O nosso movimento segue em marcha nas periferias, nas comunidades, escolas, faculdades e universidades e nas ruas de Salvador.
Da Redação do Correio Nagô.