Home » Revista » “Marketing digital e empreendedorismo negro” é tema de seminário em Salvador que conta com participação do criador da fan page I Love being black

“Marketing digital e empreendedorismo negro” é tema de seminário em Salvador que conta com participação do criador da fan page I Love being black

face


Redação Correio Nagô – Ele conseguiu mais de seis milhões de fãs em sua fan page no facebook. Desde 2008, quando a página foi criada, conseguiu ainda associá-la a um negócio lucrativo que vende milhares de pulseiras, camisetas, calendários e diversos acessórios com mensagens de valorização da identidade negra.

Assim Kumi Rauf conseguiu se tornar um empreendedor de sucesso com sua fan page “I love being black” (Eu amo ser negro/a). No próximo dia 22 de abril (segunda), a partir das 14h, ele vai contar sua experiência em uma palestra que ministrará no seminário “Marketing digital e empreendedorismo negro”, promovido pelo Portal Correio Nagô, o portal de notícias do Instituto Mídia Étnica (IME).

O evento, que é aberto ao público em geral e será realizado no Conselho de Cultura (anexo ao Palácio da Aclamação), na avenida Sete de Setembro, Centro, terá ainda palestras da idealizadora da cooperativa Arte e Gênero, Rose Rozendo, e do e do coordenador do MBA em Mídias Sociais da Faculdade Batista Brasileira (FBB), Marcello Chamusca.

“O seminário servirá como uma atividade para fortalecer os empreendimentos dos afrodescendentes que possuem pouco apoio, mas que pela internet podem fazer muita divulgação com poucos recursos financeiros. A vinda de um dos maiores empreendedores negros na internet serve para mostrar como isto é possível”, destaca o publicitário Paulo Rogério, um dos organizadores do evento.

gbfgdsfExperiências – Batizado de “A importância das mídias sociais”, a palestra de Kumi Rauf abordará sua trajetória, experiências e técnicas adotadas para que sua fan page tivesse êxito.

Atualmente, “I Love Being Black” funciona ainda como uma grande vitrine para modelos entrarem no mercado internacional de moda. Escolhido pela prestigiosa organização americana Urban League como um dos mais influentes líderes afroamericanos com menos de 40, Kumi desistiu de sua carreira no mercado de tecnologia na Califórnia para se dedicar a construir um movimento virtual que já o levou a visitar diversos países do mundo fotografando pessoas negras.

Ainda no mesmo dia, os participantes irão conferir uma palestra sobre Empreendedorismo com Rose Rozendo, idealizadora da Cooperativa Arte e Gênero, um conjunto de cooperativas composto por mulheres vítimas de violência doméstica que hoje são empreendedoras e exportam para o exterior, em parceria com a ONG espanhola Deseño para El Desarrollo.

Rose Rozendo uniu o espírito empreendedor à visão social. Integrante de movimentos sociais que defendem o direito da mulher, ela fundou a cooperativa, em 2004, que até hoje atende mulheres vítimas de violência doméstica em Salvador.

As integrantes têm a oportunidade de aprender um ofício e tornarem-se financeiramente independentes. A Cooperativa Arte e Gênero atende principalmente às mulheres da comunidade do Calafate, no bairro de São Martins, em Salvador, onde está localizada a sede do grupo.

Em seguida, haverá a palestra “Marketing Digital” com o conferencista internacional com mais de 100 palestras realizadas em nove países da Europa, América Latina e Caribe, Marcello Chamusca, doutorando em Educação e mestre em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social. Chamusca é também pós-graduado em Educação Superior e Novas Tecnologias, graduado em Relações Públicas e pesquisador da área de cibercultura vinculado ao CNPq desde 2006.

Com um vasto currículo, Chamusca é ainda coordenador da pós em Relações Públicas e do MBA em Mídias Sociais da Faculdade Batista Brasileira (FBB); professor de outros oito cursos de pós-graduação, incluindo o MBA em Marketing Digital da FGV (SP, MG e SC) e professor convidado do curso de Relações Públicas da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Atualmente é presidente da Associação Latino-Americana de Relações Públicas (ALARP-Brasil), e compõe o comitê internacional da Cúpula Latino-Americana de Comunicadores, desde 2005. É diretor geral do Portal RP-Bahia;

O evento é aberto para qualquer pessoa que se interesse pelo assunto. Estudantes, pesquisadores e demais interessados em cultura negra e mídias sociais podem participar gratuitamente.

 

Palestrantes

Kumi Rauf – Criador do “I Love being Black”, uma empresa vestuário e acessórios que imprime a mensagem positiva “Eu amo ser negro(a)” em várias peças de comunicação, como camisas, pulseiras e calendários. Sua página do facebook tem mais de seis milhões de usuários, sendo a maior fan page sobre o tema na rede social.

Rose Rozendo – Idealizadora da cooperativa Arte e Gênero, uma cooperativa composta por mulheres vítimas de violência doméstica que hoje são empreendedoras e exportam para o exterior, em parceria com a ONG espanhola Deseño para El Desarollo.

Marcello Chamusca – Doutorando em Educação; Mestre em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social; pós-graduado em Educação Superior e Novas Tecnologias; graduado em Relações Públicas; pesquisador da área de cibercultura vinculado ao CNPq, desde 2006.

 

 mailling

Serviço:

Seminário “Marketing digital e empreendedorismo negro”, promovido pelo Portal Correio Nagô, o portal de notícias do Instituto Mídia Étnica (IME).
Local: Conselho de Cultura (anexo ao Palácio da Aclamação), na avenida Sete de Setembro, Centro
Horário: Das 14h às 17h e 18h às 20h (Kumi Rauf)
Inscrição pelo email: redecorreionago@gmail.com
Informações: 71 8742-0247 / 8718-7156

scroll to top