Home » Blog » Cultura » Masculinidades negras e ritos de passagem pelas vidas perdidas na pandemia são temas do Palco Virtual

Masculinidades negras e ritos de passagem pelas vidas perdidas na pandemia são temas do Palco Virtual

O Itaú Cultural dá início à sua programação teatral on-line de agosto a partir do dia 7 (domingo) com duas produções dentro do Palco Virtual. Neste dia, a partir das 15h, o público pode conferir no recorte Ancestralidade, o espetáculo Amora Paulada. Texto concebido e dirigido por Renato Gama, ele aborda questões referentes a masculinidades, afetividades, paternidades e subjetividades do homem negro de meia idade. Às 19h, entra em cartaz, dessa vez no Palco Virtual Adulto, Rito. Passos para Quem Partiu, montagem do grupo Contadores de Mentira, sediado na cidade paulista de Suzano, que apresenta um rito cênico em memória das vidas perdidas durante a pandemia.

Esta programação on-line fica disponível até o dia 28 de agosto (domingo), podendo ser conferida 24 horas por dia em seu canal no Youtube www.youtube/itaucultural

Amora Paulada foi apresentado há um ano como leitura de estreia dentro desta mesma programação. Agora, chega ao público como espetáculo, apresentando um encontro de três homens, que se conhecem quando levam suas crianças para brincar em um parque público. Ali, acabam partilhando dores, alegrias, aflições e projetos acerca das suas subjetividades, masculinidades e paternidades. 

No texto assinado e dirigido por Renato Gama, os atores Oswaldo Faustino, Almir Rosa e Andrio Candido interpretam, respectivamente, Amora, Zeca e Marvin, personagens que criam uma embarcação de afeto. Nesse cenário de segurança, a peça se propõe a observar as subjetividades do homem negro de meia idade e a refletir sobre como elas são construídas e influenciam a relação consigo, com suas crianças e seus afetos.

A programação do Palco Virtual Ancestralidades acontece em sinergia com a plataforma Ancestralidades https://www.ancestralidades.org.br, lançada em novembro de 2021 pelo Itaú Cultural e a Fundação Tide Setubal. Neste ambiente digital, voltado às heranças culturais do Brasil, o público confere texto reflexivo sobre o espetáculo.

scroll to top