Home » Blog » Direitos Humanos » Maurício Pestana é o novo secretário da Igualdade Racial de São Paulo

Maurício Pestana é o novo secretário da Igualdade Racial de São Paulo

O cartunista, escritor e editor da revista Raça, Maurício Pestana, tomou posse nesta segunda-feira, 22, como titular da Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial de São Paulo – SMPIR. Pestana, que já ocupava o cargo de secretário adjunto da SMPIR, passa a integrar o primeiro escalão da gestão do prefeito Fernando Haddad, substituindo o ex-secretário da pasta Antônio Silva Pinto, que agora atuará como assessor do secretário de Cultura, Juca Ferreira. Uma concorrida solenidade reuniu autoridades políticas, representantes dos movimentos sociais e de organizações ligadas ao movimento negro.

Já em seu discurso de posse, Pestana destacou os desafios que estão diante da Secretaria, citando acontecimentos que recentemente atingiram a população negra, como os índices de violência contra jovens negros e os ataques às religiões de matriz africana. Pestana reafirmou a continuidade de projetos que estão ligados às manifestações afro-culturais na cidade e também reforçou a importância do desenvolvimento econômico inclusivo, anunciando a segunda edição do Fórum SP Diverso, que está previsto para o mês de novembro.

“Nosso foco continuará no apoio e desenvolvimento econômico dos mais excluídos, o que inclui a contratação no mercado de trabalho e a ascensão de empresários negros”, disse. O Fórum SP Diverso contou com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, e reuniu altos executivos de mais de 100 empresas, entre as quais Google, Citibank, Carrefour, além de representantes de setores públicos e da sociedade civil, visando a inclusão de negros na estrutura das grandes corporações, tanto públicas quanto privadas.

Pestana será o terceiro secretário da pasta criada por Fernando Haddad. O primeiro secretário da SMPIR foi o cantor Netinho de Paula, que deixou o cargo em abril de 2014, e retomou à Câmara Municipal, na qual é vereador pelo PCdoB.

Com fotos e informações do Portal Áfricas

scroll to top