
O show chega a Salvador dia 12 de novembro, única apresentação
Jorge Aragão 50 anos de Poesia é uma celebração à trajetória do cantor e compositor carioca, que vem percorrendo várias cidades brasileiras com shows, exposição e oficinas de música. A próxima parada é Salvador, no dia 12 de novembro, no Sesc Casa do Comércio. O projeto vai aproximar ainda mais o compositor de seu público, que terá acesso gratuito a todas as experiências propostas pelo projeto, em todas as cidades por onde ele passar.
A iniciativa inédita, idealizada por Tânia Aragão, oferece um mergulho diferenciado na obra de Jorge Aragão e tem como proposta convidar vários segmentos da sociedade a estarem na plateia de grandes teatros do país. Dessa maneira, professores e alunos do ensino público, quilombolas, ONGs e estudantes de música, entre outros setores da sociedade, terão acesso ao espetáculo criado para homenagear a obra de Jorge Aragão. Oficinas de instrumentos musicais e palestras temáticas para a capacitação profissional de músicos e artistas, serão ministradas por músicos da banda de Aragão, também abertas ao público e gratuitas.

O repertório de Jorge Aragão 50 anos de Poesia promove um passeio por vários sucessos do compositor, colecionados ao longo de cinco décadas, como “Malandro” (Jorge Aragão e Jotabê), “Tendência” (Jorge Aragão e Dona Ivone Lara), “Coisa de Pele” (Acyr Marques/Jorge Aragão), “Lucidez” (Jorge Aragão/Cléber Augusto), “Vou festejar” (Jorge Aragão/Dida/Neoci), “Moleque Atrevido”(Jorge Aragão/Flávio Cardoso/Paulinho Resende) e “Identidade” (Jorge Aragão), entre outros.
O ator Raphael Logam participa do show, que tem textos e direção de Afonso Carvalho, em um formato inédito na carreira de Jorge Aragão. No papel de narrador e testemunha ocular da história, o ator contracena com Aragão em vários momentos do espetáculo, pontuando passagens importantes da carreira do compositor. O cenário leva a assinatura do tarimbado cenógrafo Zé Carratu, e a direção musical é de Jerominho Fernandes.
A cada espetáculo, que terá transmissão em libras, o público será convidado a descobrir mais sobre a trajetória de Aragão na exposição que ocupará espaços dos teatros. Através de painéis expositivos com fotos e exibição de audiovisuais, será possível conhecer de perto o universo musical e poético de Aragão. A exposição foi desenvolvida por Gilberto Borges, com curadoria de Vera Pasqualin.
Com realização do Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura, e produção da Aragão Music e Música & Mídia Produções, o projeto Jorge Aragão 50 anos de Poesia passará por Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Recife, Salvador, Campo Grande, Vitória e Teresina. Tânia Aragão e Afonso Carvalho assinam a direção geral e artística; Fernanda Aragão e Anita Carvalho a direção executiva do projeto.
Toda a turnê será registrada em vídeo e se transformará em documentário sobre a relação de Jorge Aragão com os seus fãs e sua música, produzido pelo filmaker Adriano Von Markendorf, que também assina a direção de arte do projeto.
“Jorge Aragão – 50 anos de poesia” tem ainda o compromisso com a sustentabilidade ambiental, social e de governança. Mais do que um espetáculo, o projeto se alinha a práticas responsáveis que geram impacto positivo para todos os envolvidos. A utilização de materiais recicláveis e reutilizáveis na cenografia e na comunicação visual, além de estratégias criadas para minimizar a emissão de carbono, são algumas das medidas adotadas pelo projeto.
O conteúdo da exposição e do projeto estará disponível no site www.jorgearagao50.com.br, que poderá ser acessado via QR codes disponibilizados na exposição.
SERVIÇO
Jorge Aragão 50 anos de Poesia
Data: 12/11
Horário do show: 20h
Local: Sesc Casa do Comércio
Endereço: Av. Tancredo Neves, 1109, Caminhos das Árvores
Ingressos gratuitos LIMITADOS no site www.jorgearagao50.com.br, no dia 11/11, ao meio-dia (12h), sujeitos a lotação do teatro.
Oficinas de instrumentos no dia 12/11:
09:00 Oficina de Cordas (Jerominho Fernandes)
11:00 Oficina de Percussão (neném chama)




