A ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Luiza Bairros, discute sobre a promoção do respeito, proteção e o cumprimento dos direitos humanos e liberdades fundamentais dos negros no lançamento da Década Internacional dos Afrodescendentes, que acontece nesta quarta-feira (10), na sede das Organizações das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque, nos Estados Unidos.
Representantes da África do Sul e dos Estados Unidos, juntamente, com a ministra brasileira estarão presentes para abordar sobre os objetivos da Década, que são o reforço à ação da cooperação nacional, regional e internacional relativa ao pleno gozo dos direitos econômicos, sociais, culturais, civis e políticos dos afrodescendentes e a participação plena e igualitária do grupo em todos os âmbitos da sociedade.
Segundo texto disponibilizado no Centro de Informação das Nações Unidas Rio de Janeiro (Unic Janeiro), “apesar de muitos esforços pelo mundo, milhões de seres humanos continuam a ser vítimas do racismo, da discriminação racial, da xenofobia e da intolerância”.
Década dos Afrodescendentes
A Década Internacional dos Afrodescendentes foi declarada pela Assembleia Geral da ONU em dezembro de 2013. O principal objetivo da Década é aumentar a conscientização, o respeito, a proteção e o cumprimento de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais dos afrodescendentes.
Com o tema Pessoas Afrodescendentes: Reconhecimento, Justiça e Desenvolvimento, as medidas previstas na Década ficarão vigentes de 1º de janeiro de 2015 até 31 de dezembro de 2024.