O podcast “Poesias Baianas” foi idealizado pelo jornalista, escritor, poeta e podcaster, Moisés Costa Pinto, com a ideia de disponibilizar um espaço para declamações de poesias e debates sobre a cultura baiana, o recôncavo e a capital Salvador. O podcast foi inspirado no livro “Caboclos, Poetas e Zumbi: poesias soteropolitanas” primeiro livro de poesias do autor. Ambos lançados em fevereiro. O programa estará disponível em todas as plataformas digitais de áudio e vai receber em cada edição um poeta ou poetisa para um bate papo sobre poesia feita na Bahia e temas correlatos, além de declamações poéticas do autor e de seus convidados.
A cada semana serão lançados dois episódios, e a programação com os convidados e datas de cada edição serão divulgados no Instagram @moisescostapinto. A distribuição do livro será gratuita no site do autor (https://monzacosta.wordpress.com/), nas suas redes sociais e na plataforma Amazon.
Alguns nomes da cena poética e cultural baiana já estão confirmados como a poeta, relações-públicas, produtora cultural Adriele do Carmo, o sociólogo, produtor cultural e escritor Zé Maurício, o poeta, músico e pesquisador social Camillo César Alvarenga, o escritor e ator Daniel Arcades, o poeta e escritor Esteban Rodrigues, o historiador, poeta, contista e compositor Lande Onawale, a poeta e escritora Mariana Madelinn, o publicitário e escritor Sérgio Caetano, a poeta, escritora e jornalista Kátia Borges, o poeta e escritor Valdeck Almeida, o professor e poeta Wesley Correa, o poeta, pesquisador e educador João Vanderlei de Moraes Filho e o poeta e escritor Zezão Castro.
Estes convidados (as) vão discutir entre os episódios temas como: “É possível fazer poesia na Bahia da atualidade?”, “O que há de poético na Bahia?”, “A mulher na poesia baiana: a força das poetisas”, “O papel da música na poesia na Bahia”, “Quem pode ser poeta ou poetisa?”, “A poesia no interior baiano: muito além de Salvador” e em um episódio extra, a equipe técnica e criativa do projeto vai abordar o tema: “Como fazer um podcast sobre poesia?”.
O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura (Prêmio Cultura na Palma da Mão/PABB) via Lei Aldir Blanc, redirecionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.
“Caboclos, Poetas e Zumbi: poesias soteropolitanas”
O livro “Caboclos, Poetas e Zumbi: poesias soteropolitanas” revela histórias contadas e inspiradas em vivências entre a Praça do Campos Grande, a Praça Castro Alves e o Pelourinho, sempre imaginando personagens e personalizando a alma baiana radicada na capital da Baía de Todos os Santos.
As poesias soteropolitanas são inspiradas em três lugares icônicos da cidade de Salvador: o Caboclo, no Campo Grande, a estátua de Castro Alves, na Praça Castro Alves, e a estátua de Zumbi dos Palmares, no Pelourinho; múltiplas histórias e personagens, a própria cidade sendo uma delas, são mobilizados para contarem poesias soteropolitanas.