A 15ª Mostra Pernambucana de Danças Urbanas de Danças Urbanas Ginga B.Boys e B.Girls se apresenta enquanto proposta de empoderamento da Cultura Hip Hop através das Danças Urbanas presentes em Pernambuco desde 1983.
O evento é constituído por oficinas e campeonatos de breaking. De volta ao formato presencial em sua segunda edição neste ano, durante o mês de outubro haverá oficinas de danças urbanas no Estúdio de Dança Alê Carvalho, no bairro de Santo Amaro, centro do Recife, e a culminância do evento será a mostra dos resultados dessas oficinas dias 5 e 6 de novembro no Compaz Miguel Arraes, no bairro da Madalena, no Recife, com entrada gratuita. As inscrições para as oficinas são gratuitas, através do link disponibilizado na bio da Mostra no Instagram, o @gingabboysebgirls2022 . Elas podem ser feitas até o dia 30 de setembro.
A edição de 2022 é composta de três oficinas – Dancehall, Popping e Breaking e competições de breaking nos meses de outubro e novembro (ver programação).
Entre outros objetivos, a Mostra Ginga B.Boys e B.Girls promove o empoderamento sociocultural e produtivo dos seguimentos vulneráveis social e economicamente das classes C, D e E, sobretudo os adolescentes desses grupos sociais. Isso fortalece, de forma transversal, as políticas públicas de juventude, educação e promove cidadania. “Excepcionalmente este ano estamos fazendo duas edições, e comemorando os 15 anos, por isso que para nós é uma edição especial, uma edição comemorativa.”.
As Danças Urbanas, enquanto parte da Cultura Hip Hop, são uma das expressões da Cultura Pernambucana, presente do sertão ao litoral, através de grupos e indivíduos que, de forma organizada, têm colaborado para a inclusão social e produtiva, sobretudo da juventude afrodescendente através da realização de campeonatos, palestras, oficinas e shows. Também têm servido como instrumento pedagógico, com benefícios significativos, uma vez que fortalece os laços identitários assim como a conscientização sobre a importância da cultura de paz e da não violência, colaborando dessa forma na promoção da cidadania, identidade sociabilidade e autoestima.