Home » Revista » Mostras expõem desdobramentos da arte de Edith Derdyk e Geórgia Kyriakakis (SP) | Funarte

Mostras expõem desdobramentos da arte de Edith Derdyk e Geórgia Kyriakakis (SP) | Funarte

georgia

‘Meridianas’, de Geórgia Kyriakakis, na Galeria Flávio de Carvalho

Duas artistas laureadas com a última edição do Prêmio Funarte de Arte Contemporânea realizam, em São Paulo, mostras individuais que vitalizam os percursos trilhados em suas pesquisas no território plástico. As exposições Arcada , de Edith Derdyk , e Meridianas , de Geórgia Kyriakakis , estarão abertas à visitação diariamente, até 2 de abril de 2013 , com entrada franca.

Em Meridianas , Geórgia Kyriakakis reúne seis séries de trabalhos que desafiam o equilíbrio sensorial e os limites de fragilidade e instabilidade. Já em Arcada , Edith Derdyk aprofunda suas investigações sobre a interlocução entre palavra e imagem. A artista foi a Jerusalém buscar materiais de pesquisa sobre as origens da palavra em seu estado poético e suas interseções com escrita e desenho, linguagem verbal e visual.

Edith Derdyk: Arcada
Arcada , de Edith Derdyk, tem como ponto de partida a tradução do Gênese pelo poeta concreto Haroldo de Campos no livro Bere’shith – A Cena da Origem . A mostra pensada para a Galeria Mario Schenberg dá continuidade ao processo de pesquisa e criação da artista, voltado ao diálogo permanente entre a palavra e a imagem, especialmente nesta exposição a natureza imagética da poesia: os versos bíblicos na pena de Haroldo de Campos e a sintonia entre a origem do verbo e o aparecimento da luz – questão presente nos mitos da criação de diversas tradições religiosas.

Autora de extensa pesquisa sobre o desenho, Edith publicou, entre outros títulos, os livros Disegno. Desenho. Desígnio (Editora Senac), Formas de Pensar o Desenho (Zouk ) e Linha de Costura (Iluminuras, C/Arte). Em Arcada , esta linguagem gráfica também se manifesta, por meio de linhas no espaço e grafias sobrepostas.

A mostra da Galeria Mario Schenberg é formada por três conjuntos de obras. O primeiro deles é a instalação Arcada , onde um plano de luz é sustentado por linhas pretas que desenham um volume no ar e traçam sobre a luminosidade uma área de escuridão.

O segundo conjunto é a série Tábula , elaborada em programa de residência na biblioteca do

scroll to top