Home » Blog » Cultura » Movimento Utopia Brasil debate questões indígenas em pré-lançamento de filme

Movimento Utopia Brasil debate questões indígenas em pré-lançamento de filme

Para comemorar o Dia do Índio o Movimento Utopia Brasil, que tem como objetivo irradiar por meio da arte e do humor os valores positivos da alma brasileira, realiza dia 20 de abril, quarta-feira, às 19h30, evento virtual e gratuito do pré-lançamento de dois episódios da série inédita Utopia Brasil. O filme homônimo dirigido por Newton Cannito chega as plataformas de streaming no final de maio.

O primeiro episódio é Curumim Pajé, que relata a influência da cultura indígena na infância do diretor. Na ocasião o diretor lança também o livro homônimo.

Foto: Divulgação

Já Ética da Floresta Contra o Apocalipse do Capital mostra como a ética indígena pode ser uma alternativa à crise social e conta com entrevistas de David Kopenawa e Haru Kuntanawa. Com leitura dramática de trechos, exibição de trailer do filme e debate com lideranças indígenas, o evento será transmitido pelo YouTube no canal Movimento Utopia Brasil.

Estátua de pajé

Tanto o episódio e o livro Curumim Pajé relatam a infância do escritor e diretor. O enredo se passa na Cidade da Criança, parque em São Bernardo do Campo na Grande São Paulo, que tinha um setor inteiro reservado à Amazônia, com um mini teatro de Manaus, um passeio de um mini-Rio Amazonas e muitas estátuas de índios e seringueiros. Hoje esse setor do parque está totalmente abandonado, uma ótima metáfora da real situação da Amazônia em nosso país.

O filme retrata também a performance Remontagem da Estátua do Pajé, que consiste na reconstrução da estátua do pajé, que estava destruída e com pedaços espalhados pela Cidade da Criança. 

Segundo o autor, um dos objetivos do livro e do filme é contribuir para a recuperação desse setor do parque para que as crianças da cidade possam brincar numa pequena Amazônia e desenvolvam assim consciência ecológica e admiração pela sabedoria dos povos originários.

Em Ética da Floresta Contra o Apocalipse do Capital o cineasta se aprofunda na cultura indígena na busca das origens de nossa nação, e entrevista nativos como David Kopenawa e Haru Kuntanawa. Além de encontrar a cura para sua ansiedade, ele descobre como a ética da floresta pode ajudar a superar o vício em consumo e a avareza capitalista.

scroll to top