Redação Correio Nagô* – O Ministério Público de Minas Gerais avalia a abertura de um inquérito para investigar denúncia apresentada nesta terça-feira (9) pelo CNDDH (Centro Nacional de Defesa dos Direitos da População em Situação de Rua) contra um rapaz identificado como Donato di Mauro –que se identifica como skinhead, de 25 anos, e que postou uma foto sua no Facebook enforcando um morador de rua com uma corrente, na Savassi, área nobre de Belo Horizonte, no último fim de semana.
Acompanhado da foto Donato postou a seguinte legenda: “”quer fumar crackinho, quer? em meio a praça pública cheia de criança? acho que não”.
O agressor se diz skinhead (conhecido por sua intolerância com minorias) e, segundo o site Sete Lagoas, teria em sua ficha criminal registros de denúncias por ter esfaqueado um homossexual na Praça da Liberdade e, quando fazia parte de um grupo em São Paulo, por ter agredido um skatistas na avenida Paulista. Nas duas vezes ele foi liberado após a prisão.
Em sua página no Facebook, que foi deletada após a repercussão da foto na Praça da Savassi, era possível encontrar imagens e postagens de conotação racista e preconceituosa. Em uma delas, uma criança que está em seus ombros faz o símbolo de exaltação do nazismo, e usa a cruz de ferro símbolo do nazismo que enaltece os que participaram do holocausto.
*Com informações do site Sete Lagoas e do UOL