Registros do fotógrafo Edgar de Souza se transformam em mostra virtual para homenagear as mulheres no mês de março
“Mulheres do Bembé”, este é o nome dado a exposição virtual que o fotógrafo Edgar de Souza inicia no mês de março, para homenagear as mulheres. O conteúdo da mostra foi gerado durante cobertura fotográfica dos festejos do Bembé do Mercado, a partir do ano de 2009, durante a comemoração dos 120 anos do evento. O projeto inicia dia 1º e termina 31 de março, através do site www.expomulheresdobembe.com.br.
A exposição fotográfica virtual tem o objetivo de reafirmar o papel das mulheres no fortalecimento da religião do candomblé através das diferentes vertentes, tais como; atuação sacerdotal, ritual, comercial e o resgate da memória cultural e a preservação dos costumes de um povo.
A mostra que contém 26 fotos inéditas, tem a coautoria da produtora cultural e Ekedji do Terreiro Ilê Axé Tokolê, Cris Santana, tendo uma seleção de imagens como instrumentos de defesa do legado do “Bembé do Mercado” através da fotografia.
O Projeto tem o apoio financeiro do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura e do Centro de Culturas Identitárias – CCPI (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.
FESTA DO BEMBÉ DO MERCADO
É uma manifestação cultural do município baiano de Santo Amaro da Purificação, que acontece desde 1890, quando um grupo de negros, juntaram-se em praça pública para celebrar a Abolição da Escravatura. E desde então, é festejado por três dias consecutivos e recebe a adesão dos terreiros de candomblé da região, que tem o ponto alto com a entrega de presente à Mãe d’Água.
A manifestação cultural recebeu o título de Patrimônio Imaterial da Bahia em 2012, dado pelo Governo do Estado, e em 2019, Patrimônio Cultural do Brasil, concedido pelo Instituto Patrimonial Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
O fotógrafo Edgar Souza, apaixonado pela manifestação do recôncavo baiano, em 2009 realizou a mostra fotográfica “Bembé do Mercado”, expondo pelas cidades de Paris (França), Luanda (Angola) e Nova Iorque (EUA): “Este ano realizo mais uma conquista em minha vida, frisou o fotógrafo:
O FOTÓGRAFO
Edgar Souza natural de Jequié (BA), se mudou para a capital baiana, e começou a trabalhar como operador de rádio. Dois anos depois foi convidado pelo fotógrafo conhecido internacionalmente pelo seu trabalho com nu artístico, Otto R. Weisser, para ser assistente, e se apaixonou pela arte fotográfica, onde viajou por muitas locações mundo afora.
Em 1989, Edgar se formou em fotógrafo profissional e teve a oportunidade de morar no Rio de Janeiro, Paris e Nova Iorque. A cada dia, ele aprimorava sua técnica, enquanto clicava para as publicações mais conhecidas; a exemplo da Quick (revista alemã do segmento de moda praia), Playboy (Alemanha e Brasil). Retornando ao Brasil, produziu o quadro Garota do Fantástico, programa de repercussão nacional, aos domingos, na TV Globo, marcando época na tevê e lançou várias modelos no mercado.
Através da lente de Edgar Souza, os registros fotográficos de gestos e da tradição religiosa da mostra criam vida e força com a expressão das cores, gestos e tradição religiosa do Bembé, que ganha visibilidade para o mundo.
Edgar se lançou no mercado e abriu suas lentes para outras possibilidades e passou a fotografar para a Editoras Block e Abril, e teve seu trabalho exposto nas revistas Ele & Ela, Manchete, National Geographic Brasil e Amiga. Em 2000, a convite do escritor e jornalista Nelson Cadena, ilustrou os livros “450 anos de publicidade na Bahia” e “500 anos de publicidade no Brasil”.
Já em 2004, Edgar criou e implantou um sistema de divulgação e distribuição nacional de fotos gratuitas, abrindo portas para a cultura baiana mudando completamente o foco na cobertura fotográfica. Hoje em dia, administra sua empresa Assessoria de Divulgação de Imagem (ADI), da Bahia para o mundo.
Confira a mostra Mulheres do Bembé: www.expomulheresdobembe.com.br