Home » Blog » “Mulheres Marés” lança vídeos com poesias do livro Assoalho de Lembranças

“Mulheres Marés” lança vídeos com poesias do livro Assoalho de Lembranças

O projeto Mulheres Marés: da Lata D’água na Cabeça à Luta pelo Chão lançará 03 vídeos-poemas no próximo dia 07 de abril, às 19h, pelo canal Minha História Conto Eu. Os vídeos reúnem os textos publicados no livro Assoalho de Lembranças e alguns novos textos que estão surgindo no processo criativo atual. Produzidos durante a pandemia, os vídeos trazem imagens gravadas por elas mesmas, ou por filhas, genros, netos, gravações feitas pelo Zoom, áudios enviados pelo whatsapp, entre outras ferramentas digitais.

Durante a live também será lançada uma versão digital do livro Assoalho de Lembranças, livro artesanal publicado em 2017, com uma tiragem de 100 exemplares. O projeto é uma iniciativa da artista Alessandra Flores e da jornalista Bruna Hercog com apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.

As Mulheres Marés é um grupo formado por ex-moradoras das palafitas dos Alagados e que integram o Grupo Biogênese/Grucon (Grupo de Consciência Negra), mobilizadoras em suas comunidades.

Sobre o Projeto

O projeto Minha História Conto Eu, idealizado em 2014 por Alessandra Flores que há mais de 20 anos vêm trabalhando com a criação artística a partir do compartilhamento de histórias de vida, traz, segundo a artista, a perspectiva de que ”é importante que cada pessoa possa contar sua própria história, criar a sua própria narrativa ou ainda recriar sua trajetória através da arte”. Em todos esses anos, foram realizadas peças de teatro, espetáculos de teatro de bonecos, bonecos gigantes, poesias, livros, e agora vídeos.  “As pessoas me interessam, acredito que toda e qualquer pessoa tem uma história para contar e essas histórias são potentes gatilhos para a criação artística. Veio deste olhar sobre vida e arte o título Minha História Conto Eu, e estas histórias  podem ser contadas através de diversas linguagens”, conta a artista.  

scroll to top