Home » Blog » Cultura » Multiartista baiano lança Território Afrocênico de Celebração Negra com apoio do Rumos Itaú Cultural

Multiartista baiano lança Território Afrocênico de Celebração Negra com apoio do Rumos Itaú Cultural

Projeto comemora os 25 anos de carreira de Nando Zâmbia, que receberá Sulivã Bispo, Tânia Bispo e Jarbas Bittencourt em evento, no dia 09 de abril, na Casa do Benin, no Pelourinho

Foto: Adeloyá Ojúbará

O que mudou para a população negra no Brasil durante a primeira Década Internacional dos Afrodescendentes instituída pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas? Há motivos para celebrar? É a partir dessas indagações que o ator e iluminador negro Nando Zâmbia cria ELEGBAPHO – TERRITÓRIO AFROCÊNICO DE CELEBRAÇÃO NEGRA, um espaço de reflexão e trocas artísticas que irá nutrir a dramaturgia do seu mais novo espetáculo. Apoiado pelo programa Rumos Itaú Cultural 2023-2024, o projeto será lançado no dia 09 de abril (quarta-feira), a partir das 18h, na Casa do Benin, e reunirá artistas negros para uma conversa, entre eles o ator Sulivã Bispo, a coreógrafa Tania Bispo, e o diretor musical Jarbas Bittencourt acompanhado pelos musicistas Talita Felícia e Jarder Ryan. O ritual de abertura será realizado pelo Ogan e pesquisador do culto a Exu, Domingos Okanlewá.

“Sabemos que ainda estamos muito longe de uma situação de equidade, e falar do lugar da resistência continua sendo necessário, por outro lado, não podemos esquecer que os nossos ancestrais nunca deixaram de celebrar”, afirma o ator Nando Zâmbia. Para ele, não se trata apenas de elencar possíveis conquistas da população negra que merecem ser celebradas, mas também refletir sobre o que se perde quando se deixa de celebrar. Além do evento de lançamento, o projeto realizará outros encontros em Salvador no mês de maio para reunir artistas, pensadores e expoentes negros e negras em torno da importância da celebração.

Candomblecista, iniciado para Exu, formado pela Universidade Federal da Bahia e integrante do Núcleo Afro-brasileiro de Teatro de Alagoinhas – NATA em seus 20 anos de existência, Nando se ancora artisticamente no Teatro Preto de Candomblé, pesquisa desenvolvida ao lado da dramaturga e doutora em Teatro, Onisajé, que também participa de ELEGBAPHO como consultora de dramaturgia. Nando explica que no Axé todo pedido alcançado deve ser celebrado, pois a celebração é a paga de Exu, o orixá responsável pela comunicação entre o Ayê (plano terreno) e o Orum (plano espiritual), entre os humanos e as divindades. Por isso, esse território festivo homenageia Exu e sua pluralidade: ELEGBAPHO é a junção de Elegbara, orixá de cabeça do artista Nando Zâmbia, com a palavra Bapho, que remete tanto ao calor do fogo – elemento do orixá Exu que simboliza vida e movimento -, quanto aos usos do termo pela “Pajubá”, linguagem criada pela comunidade LGBTQAPN+, para a qual “bapho” é um adjetivo usado para se referir a algo muito bom.

Foto: Adeloyá Ojúbará

Nando Zâmbia é ator, iluminador e produtor cultural; foi indicado como ator revelação ao Prêmio Braskem, em 2010, por sua atuação no espetáculo “Dois Perdidos Numa Noite Suja”; com seu primeiro solo “Irumalé Ayê – Divindades na Terra” circulou países como Portugal, Itália, Alemanha e Grécia”; esteve em cena em espetáculos como “Sirê Obá – A Festa do Rei” e “Oxum”, ambos do repertório do NATA; no audiovisual, assina a direção de “Gbagbe – Árvore do Esquecimento”, “Yawô – Filhos do Encanto”(Panorama Raft 2021) e da websérie “Comida de Terreiro – Alimento por Inteiro”; como iluminador, assina o desenho de luz de espetáculos como “Pele Negra, Máscaras Brancas”, “Medeia Negra”, “Exu – A Boca do Universo”, dentre outros, no Brasil e em Portugal; como produtor, sua maior realização é o Festival de Artes de Alagoinhas – FESTA, que está em sua sexta edição; na educação, foi coordenador do projeto Escolas Culturais do Governo da Bahia e, em Minas Gerais, curador-provocador do BDMG Cultural, edição 2023.

Sobre os convidados – Nando Zâmbia convida artistas negros e negras de destaque na cena soteropolitana e nacional para habitarem o território ELEGBAPHO. Neste primeiro encontro, estarão reunidos o ator Sulivã Bispo, famoso por suas personagens femininas como Mainha, Kaiala e Koanza; a artista da dança Tania Bispo, que é mestre em Dança pela UFBA e pesquisadora do universo do Candomblé para a cena; o cantor, compositor e diretor musical Jarbas Bittencourt, criador de trilhas sonoras de espetáculos para os quais Nando Zâmbia também fez a luz, a exemplo de “Caetanear” e “Sirê Obá”, espetáculo que rendeu a Jarbas o Prêmio Braskem na categoria especial, em 2010; além dos musicistas Talita Felício e Jarder Ryan, que acompanharão Jarbas, no baixo acústico e clarinete, respectivamente.

Foto: Adeloyá Ojúbará

SERVIÇO

Lançamento
ELEGBAPHO – TERRITÓRIO AFROCÊNICO DE CELEBRAÇÃO NEGRA

Nando Zâmbia convida Sulivã Bispo, Tania Bispo e Domingos Okanlewá
Pocket show de Jarbas Bittencourt, com Talita Felício e Jarder Ryan

Quando: 09 de abril (quarta-feira) – 18h
Onde: Casa do Benin – Pelourinho
Quanto: Acesso gratuito

scroll to top