Home » Blog » Cultura » Museu Itamar Assumpção Ocupa CCSP

Museu Itamar Assumpção Ocupa CCSP

O Museu Itamar Assumpção é o primeiro museu virtual de um artista negro brasileiro. Após uma temporada de 3 meses de sucesso na Zona Leste, no Centro Cultural da Penha, bairro onde Itamar sempre morou, o MU.ITA ocupa agora a Zona Central da capital, no Centro Cultural São Paulo, de 02 de julho a 04 de setembro de 2022. Com uma programação totalmente gratuita, os visitantes poderão conhecer mais de perto a trajetória, legado e intimidade do artista genial que foi Itamar Assumpção. 


Pela primeira vez, as obras que o artista visual Dalton Paula pintou especialmente para a abertura do MU.ITA serão expostas presencialmente. Em parceria com a Sé Galeria, elas farão parte da Exposição ‘Afro Brasileiro Puro’, através da qual o público poderá acessar a relação de Itamar com a cultura preta brasileira e, em especial, com a cidade de São Paulo.

(Foto: Divulgação)

Em 2020, a convite do museu, o artista retratou Itamar e Serena Assumpção para a expo ‘Em cartaz’, inaugurando nossa série de exposições virtuais temporárias. Colocando o rosto na centralidade da composição, Dalton reflete a ancestralidade através do retrato de diversas referências negras em sua celebrada série “Retratos”, ocupando hoje lugar de destaque nas artes visuais brasileira e internacional, com obras expostas na Pinacoteca de SP, MASP, Moma e National Gallery em Washington. 


PROGRAMAÇÃO CCSP

Além da Expo ‘Afro Brasileiro Puro’, também será possível apreciar o ‘Orquidário ITA’, concebido por Zena Assumpção, companheira do Itamar por 35 anos, que desenha a íntima relação do músico com as plantas, em especial as orquídeas. Um encontro das pessoas com a delicadeza de tudo que permeia a existência do Velho Ita. 


O cinema do CCSP também exibirá o documentário ‘Daquele Instante em Diante’, do diretor Rogério Velloso, que percorre a trajetória musical do Itamar, desde os anos da vanguarda paulista na década de 1980, até sua morte aos 53 anos. Serão 03 sessões: 03 de julho (18h), 11 de agosto (19h) e 04 de setembro (18h).

Desde 2020, toda a obra de Itamar está reunida no MU.ITA, o Museu Itamar Assumpção, primeiro museu virtual de um artista negro brasileiro. Com tradução em inglês, alemão e iorubá, o MU.ITA tem como missão ampliar o debate sobre a memória preta brasileira. Ele conta com a exposição permanente ‘Afro Brasileiro Puro’, a Sala Serena, a expo ‘Em cartaz’, toda discografia do Itamar, além de lojinha com produtos licenciados pelo Museu. Visitem e apoiem o MU.ITA!

scroll to top