Sete candidatos disputam neste sábado (11), o título de “Negro Lindo” do Carnaval 2017. O concurso, realizado pelo Bloco Os Negões, chega a 10ª edição.
Quem comanda a festa é a banda Os Negões, com a participação da Opanijé, na Praça Quincas Berro D’Água, no Pelourinho, às 19 horas. Além de dialogar com o empoderamento estético-político negro, o vencedor do concurso vai acompanhar o bloco carnavalesco durante o desfile, nos eventos culturais e ações sociais promovidas pela instituição.
“O concurso tem o propósito de evidenciar a beleza negra masculina. Embora se diferencie de muitos outros blocos que escolhem mulheres, a ideia também dialoga com as narrativas femininas. A valorização do negro vai além do estereótipo hiper sexualizado. Traz também um olhar para as questões LGBTs, fala desses diálogos ausentes”, explica, em entrevista ao Correio Nagô, a vice-presidente do bloco, Luma Nascimento.
Trazendo como tema “O mensageiro – Exu, fruto da vida e da transformação”, Os Negões desfila na sexta-feira, no domingo e na terça-feira de carnaval, no circuito Osmar.
Segundo o presidente do bloco, Paulo Roberto, o concurso é mais uma forma de enaltecer a beleza negra na capital com maior número de afrodescendentes do Brasil. “Nossa função é trazer a história do povo negro para conhecimento da população. Precisamos ter concursos que mostrem a beleza de nosso povo”, destacou.
Donminique Azevedo é repórter Correio Nagô.