Neste feriado (15), todos os caminhos levam à praia de São Tomé de Paripe onde ocorrerá mais uma edição do movimento “Vai Ter Gorda na Praia”, às 9h. Com a atividade na praia (Vai ter gorda na praia) promove o engajamento na luta contra a Gordofobia.
O movimento começou em janeiro do ano passado com a funcionária pública, produtora de eventos, modelo e miss plus size Bahia, Adriana Santos – que já atua na luta contra o preconceito com pessoas gordas há mais de 5 anos.
A proposta é incentivar ações que valorizam pessoas gordas na sociedade, respeitando as diferenças.
“Nosso movimento é unissex, ou seja, homens e mulheres participam das atividades e ações. Usamos o nome GORDA para empoderamento e afirmação quanto ao gênero e ao corpo. Não fazemos apologia à obesidade. E acreditamos que pelo fato das pessoas gordas em sua maioria sempre serem invisibilizadas ou quando vistas serem de maneira cômica ou negativa a questão da gordofobia nunca foi amplamente discutida pela sociedade”, explica Adriana Santos.
AUTOESTIMA
O principal objetivo do projeto é elevar a autoestima das pessoas que estão acima do peso através da valorização e exaltação dos seus corpos e incentivar outros cidadãos a se amarem como são, se valorizar e exigir seus direitos de pessoas humanas, sugerir mais políticas públicas no que se refere a saúde, acessibilidade e respeito a pessoa humana.
Da Redação.