Home » Blog » Neste sábado (17), Sara Abreu apresenta show online de lançamento do EP “De Rio A-Mar”

Neste sábado (17), Sara Abreu apresenta show online de lançamento do EP “De Rio A-Mar”

A artista Sara Abreu realiza neste sábado (17), às 17h, o show online de lançamento do seu EP De Rio A-Mar. O espetáculo, que tem transmissão pelo canal do YouTube da artista, acontecerá no espaço cultural Casa da Mãe, localizado na orla do Rio Vermelho, em Salvador (BA), em frente à Casa de Iemanjá.

sara_abreu_foto_ze_livera3p.jpg
Foto: Zé Liveira

O acesso ao show é livre e aberto às contribuições voluntárias do público. As opções de contribuição e informações sobre o evento estão disponíveis no Sympla.

As músicas de Sara revelam a perspectiva de uma mulher de origem mineira em seu desabrochar em terras baianas, trazida pelo amor ao mar e à Capoeira Angola, cuja arte se dedica há 20 anos. Na cidade de Salvador, mergulha nas matrizes africanas, nos ritmos nordestinos, no samba e em sua ancestralidade, envolvendo-se nos movimentos de mulheres capoeiristas e sambistas e se afirmando como mulher-artista-feminista.

A relação com a Bahia começou na adolescência, frequentando as praias do Sul da Bahia, atraída tanto pelas belezas naturais como pelo forró. Já a cidade de Salvador Sara conheceu em 2001, tendo a capoeira como ponte, quando a artista, então com 17 anos, veio participar de um evento de capoeira organizado pelo Mestre Lua Rasta na Ilha de Itaparica. “Depois me iniciei na Capoeira Angola e comecei a alimentar o desejo de vir morar em Salvador, perto do mar e da musicalidade tão rica desta terra, num momento em que eu já me desenvolvia na arte da percussão, tocando pandeiro, triângulo e berimbau, e nutria o interesse de pesquisar ritmos brasileiros”, conta.

No show, a cantora, compositora e instrumentista toca violão de 7 cordas, acompanhada da percussionista Poliana Coelho e do flautista Tito Fukunaga. O repertório é todo banhado na poética das águas, mescla sonoridades baianas e mineiras e ritmos da cultura popular afro-brasileira, como samba, baião e ijexá.

A apresentação inclui músicas autorais de Sara – tanto gravadas no EP quanto outras inéditas – como canções de artistas consagrados, como Dorival Caymmi e Mateus Aleluia, da Bahia, Fernando Brant e Milton Nascimento, de Minas Gerais. Traz também composições de artistas baianxs da nova geração, como Tito Fukunaga e Juliana Ribeiro, além de sambistas como Ederaldo Gentil e Teresa Cristina.

O show tem participação especial das integrantes do Samba das Cumades – Rayra Mayara (cavaquinho), Dani Amoroso e Lalá Evangelista (percussão). Participam ainda, de forma virtual, a violonista baiana Jana Vasconcellos, o violonista Zé Livera e a Mestra de Capoeira Angola Janja Araújo, no berimbau e voz no samba “Marias Capoeiras”, que homenageia mulheres negras capoeiras, valorizando a luta dessas mulheres historicamente invisibilizadas. Assim, fica sendo majoritária a participação de mulheres no projeto, desde a produção e gravação do EP até o show, em um movimento de valorização do fazer feminino e das culturas afro-brasileiras e nordestinas.

Sobre o EP – O EP De Rio A-Mar foi lançado em 28 de maio deste ano nas principais plataformas de música, com seis faixas autorais, sendo cinco músicas inéditas e uma faixa-bônus (o single Amor pra Navegar), lançado em 2020 e premiado em 2º lugar pelo Festival Música Mundi.

O EP conta com a participação de nove mulheres musicistas com importante atuação na cena musical e cultural de Salvador, como a violonista Jana Vasconcellos na música Inverno em Salvador (única faixa com arranjo de voz e violão), a multi-instrumentista Aline Falcão, que gravou a sanfona na música Pé de Vento (uma mistura entre baião e ijexá) e a percussionista Poliana Coelho, que participou da maioria das músicas. As integrantes do grupo Samba das Cumades participam nas duas faixas de samba.

O EP foi gravado no estúdio de Duarte Veloso, mixado e masterizado por Dinho Filho e distribuído pela Tratore. A gravação do EP “De Rio A-Mar” teve o apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.

SERVIÇO:

Show Online de Lançamento do EP “DE RIO A-MAR”, da artista Sara Abreu

Quando: Sábado, 17 de julho de 2021, 17h

Onde: Youtube.com/saraabreu

Link do clipe Amor pra Navegar.

Contribuição e informações: 

 Parceria: Espaço Cultural Casa da Mãe (Local da transmissão do Show).

               Redes Socias:

●     Instagram: https://www.instagram.com/sara.abreumusica/

●     Facebook: https://www.facebook.com/saraabreumusica

●     Youtube: www.youtube.com/saraabreu

scroll to top