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Nigeriano cria linha de bonecas negras e faz sucesso em seu país

Ter uma boneca negra, mesmo em 2014, é algo ainda bastante difícil no Brasil e até mesmo no continente africano. Pensando em resolver esse problema um empreendedor nigeriano está revolucionando o mercado de brinquedos de seu país com bonecas que retratam a cultura e estética local.

As Rainhas da África são bonecas negras inspiradas em mulheres icônicas da história africana vestidas com trajes locais, tradicionais da sua cultura.

Okoya, o fundador da empresa especializada em bonecas africanas decidiu largar seu cargo de diretor-executivo da empresa do seu pai para abrir seu próprio negócio e mudar a realidade de milhares de meninas do seu país depois de ter a ideia das Rainhas da África enquanto comprava um presente para sua sobrinha.

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“Todas as bonecas à venda eram brancas e caras. Eu refleti sobre o valor que isso teria para o desenvolvimento dela como uma criança africana. Foi aí que tive a ideia”, contou o empresário ao site Brasil Post.

“Com o tempo, percebi que minha filha tinha tantas muitas bonecas brancas e todas as suas personagens preferidas eram brancas que ela se imaginava como uma pessoa branca. Um dia, ela me perguntou ‘de que cor eu sou?’ e eu respondi preta, então ela disse que preferia branco. Demorou muito tempo para explicar a ela que existem vários tipos de pessoas e culturas no mundo e que elas não são iguais, e que preto também é bonito”, diz Okoya.

A Nigéria é a nação mais populosa da África, com 170 milhões de habitantes, e asua economia está crescendo em 7%, sendo uma das maiores do continente. A Mattel vende barbies negras há anos, mas sua presença no mercado africano é limitada porque dois terços das crianças nigerianas nascem em famílias que não têm condições de pagar os preços exorbitantes das barbies nas prateleiras dos shoppings. Aí que entre Okoya com modelos econômicos a partir de cinco dólares. Com presença solidificada em países como Nigéria, África do Sul, Costa do Marfim e Zimbábue, Okoya planeja exportar os brinquedos. E não é só isso: ele já vende quadrinhos e versões especiais das Rainhas da África e planeja criar séries de animação infantil e músicas, além de uma ONG para ajudar famílias necessitadas. A mensagem que fica? “Ser negra é ser linda”.

 

* Com informações do site Brasil Post

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