Muitas pessoas estão bravas nos Estados Unidos com a escolha da atriz negra Zoe Saldana, que participou do filme Avatar, para interpretar a célebre cantora de jazz afroamericana Nina Simone (1933-2003) em seu filme biográfico.
Para os críticos, Saldana, que tem origem caribenha, é muito “pele clara” para retratar a Simone, que era muito orgulhosa e afrocêntrica, e que tinha consciência de que contrariava a definição muito limitada de beleza em Hollywood com seu cabelo natural e fenótipo africano. A família de Simone já manifestou a sua discordância, e há até uma petição no Change.org que foi criada para protestar contra a escolha.
A blogueira Nicole Moore é categorica ao afirmar no site Huffington Post ” Como a negritude de (Nina) Simone se estendeu tanto a sua proeza musical como a sua imagem, é impressionante que a equipe de produção do filme, liderada por Jimmy Lovine, espere que alguém, especialmente na comunidade negra, tente (re) imaginar Nina Simone com pele clara, lábios finos e nariz afilado. Eu acho que se você olhar para a história de Hollywood ao retratar mulheres negras, especialmente em biografias, não é de todo surpreendente.”
Você acha que Viola Davis ou India Arie teria sido mais adequada ao papel? A escolha de Saldana como protagonista seria outro exemplo de como Hollywood tenta evitar o fenótipo negro de pele escura? ( CORREIO NAGÔ, com informações do site NewsOne e Huffington Post)