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No combate à evasão escolar, Salvador ganha o reforço dos ‘Agentes da Educação’

Itaú SocialUm agente que vai funcionar como elo entre a escola, a família, os estudantes e a comunidade é a tônica do programa Agentes de Educação, iniciativa criada em Salvador a partir de um projeto piloto da Fundação Itaú Social. Após a cerimônia realizada no Hotel Fiesta, na manhã de hoje, a capital baiana será a primeira  a implementar o programa como política pública, nas 384 escolas de ensino fundamental da rede municipal. A ampliação da iniciativa  envolverá estudantes moradores da região para contribuir na redução do número de evasão escolar. Participaram da cerimônia, o prefeito ACM Neto, a vice-prefeita Célia Sacramento, o secretário de educação do município, Guilherme Bellintani e representantes da Fundação Itaú Social.

O programa  visa planejar e executar ações que estimulem a aproximação e engajamento entre família, comunidade e toda a escola. Os Agentes da Educação, como serão chamados em Salvador, são estagiários de Pedagogia – preferencialmente moradores do entorno da escola – que vão acompanhar os intervalos, a entrada e a saída dos alunos, participar de reuniões com professores, acompanhar a frequência dos estudantes e, quando a família não vai até a escola, ele visitará a residência dos estudantes. Para a seleção dos profissionais está aberto um edital até o dia 14 julho. Saiba mais em www.agentedaeducacao.salvador.ba.gov.br

Diferencial

De acordo com a gerente de educação do Itaú Social, Patrícia Mota Guedes, estender o projeto é um diferencial. “Desenvolvemos o programa em outras cidades, em parceria com as secretarias de educação. Mas nunca em uma escala como a de Salvador, que o profissional passa a fazer parte da equipe escolar”, salientou. Itaú Social 2

A vice-prefeita, Célia Sacramento, apontou que o projeto representa um cuidado com a educação fora da escola. “Pessoas com qualificação pedagógica vão acompanhar as crianças no percurso antes da chegada na escola. Esses vão identificar os motivos e assistir de perto os casos de evasão escolar”, disse. Aproximação que a estudante, Emanuele Mercês, destacou. “ [O projeto] Ajuda o aluno a ficar mais perto da escola. Com isso, eles recebem mais atenção”, pontuou a estudante.

O programa Coordenadores de Pais nasceu, em 2014, de um parceria entre a Fundação Itaú Social,  a ONG Parque Social e o Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS).

Da Redação do Correio Nagô

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