No Mês da Mulher Negra, as fotógrafas Ester Cruz e Beatriz Andrade ocupam a galeria do Sesc Presidente Dutra com a exposição 365Negro. Até o dia 31 de agosto, fotos de mulheres negras que compõem o projeto 365Negro celebrarão, por meio da valorização estética, a vida, a luta e o poder das pretas do Distrito Federal. A mostra funcionará de segunda a sábado, das 8h às 18h, mas, por causa da pandemia, a visitação precisa ser agendada.
A exposição, que integra a agenda de atividades propostas para o Julho das Pretas, é mais uma oportunidade de exaltar as contribuições sociais das mulheres negras. Profissionais do audiovisual, Beatriz Andrade e Ester Cruz lançam seus olhares sobre corpos historicamente violentados pelo racismo e machismo e revelam, a partir da fotografia, a humanidade eminente.
O projeto 365Negro começou em 2019 e tem como objetivo a publicação de uma foto de pessoas negras por dia nas redes sociais para transpor o padrão racista, incentivar a autoestima e a luta pela emancipação dos corpos negros. Mais do que fotos, o 365Negro tem a ver com fortalecimento da identidade negra e a luta antirracista. Ester Cruz e Beatriz Andrade, moradoras das cidades de Ceilândia e Gama, respectivamente, compõem o grupo de artistas que contribuem para o projeto 365Negro.
Ao final da exposição, as obras fotográficas serão vendidas.
SERVIÇO
Exposição 365Negro – Beatriz Andrade e Ester Cruz
De 16 de julho a 31 de agosto
Segunda a sexta-feira, das 8h às 18
Local: Sesc Presidente Dutra (Edifício Presidente Dutra – Setor Comercial Sul)
Instagram