Home » Blog » Artigos » Nobel 2012 de Física sai para pesquisa ligada a computação quântica

Nobel 2012 de Física sai para pesquisa ligada a computação quântica

Três características fascinantes da Física Quântica são: a ousadia, a independência e a irreverência. Essa ferramenta de interpretação do mundo microscópico nasceu do aproveitamento de conceitos considerados ousados demais para uma época na qual era a hegemonica a interpretação do universo nascida da mecânica de Isaac Newton (1642 – 1727), o cientista mais influente e respeitado que história humana já produziu. Porém, esse cientista era acima de qualquer coisa, “um homem temente a Deus”.
A física quântica nasce da evolução de propostas que desafiam a hegemonia das concepções newtonianas de universo, quando cientistas e estudiosos da natureza idealizam, com sucesso, novas regras básicas para a interpretação da Natureza. Dentre outras figurações revolucionárias, essas novas regras propõem que a interferência humana nos processos da natureza, é decisiva para os resultados dos eventos subatomicos. O mundo quântico, que diz respeito ao comportamento individual de partículas e subpartículas, é muito diferente do mundo físico que nos acostumamos na vida cotidiana. No mundo quântico, sai de cena o mecanicismo clássico newtoniano que rege os movimentos dos objetos como aviões, automóveis, etc., e entra em cena um conjunto de regras contraintuitivas e, por isso, desafiadoras. Por exemplo, para a física quântica, quando vemos as coisas, em conseqüência da percepção pelos nossos olhos da luz refletida nos objetos, nós já interferimos nesse processo por conta da parte da luz original que os nossos olhos “roubaram” do total original da luz refletida. Ou seja, a sutileza do mundo quântico é tão cruel, que toma como base postulados que afirmam que ao tentar medir o estado de uma única partícula (no caso da luz, o fóton), a tendência é destruí-la por conta da interação entre esta e os nossos aparelhos de medição (nesse caso os nossos olhos). Na mecânica quântica, por exemplo, as partículas não definem seu estado até que sejam observadas. Antes disso, podem – e diz-se que têm – todos os estados possíveis ao mesmo tempo. E a definição, ocasionada pela observação, via de regra, equivale a destruir o estado original.
A evolução da Física Moderna para a sua maioridade, acontece a partir de propostas que caminham na contramão desses conceitos e nem por isso significam retrocesso. O Prêmio Nobel em Física deste ano de 2012, foi conquistado por dois pesquisadores que conseguiram driblar o postulado da destruiçao da partícula ao medir o seu estado e, com isso, revolucionaram o estudo das regras básicas da natureza que regem  os fenômenos subatômicos. Seu trabalho pioneiro pode culminar no desenvolvimento de supercomputadores capazes de proezas hoje praticamente impossíveis. Serge Haroche, do Colégio da França e da Escola Normal Superior, em Paris, e David J. Wineland, do Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia, da Universidade de Boulder, Coloado nos Estados Unidos, conseguiram, individualmente, vencer experimentalmente o desafio de conduzir medições em partículas sem destruir o estado quântico original. Assim, puderam examiná-las, controlá-las e contabilizá-las de uma forma antes tida como impossível. Os dois usaram abordagens diferentes, e complementares, para atingir esse fim. Haroche e Wineland vão dividir além das láureas, o premio em dinheiro de 8 milhões de coroas suecas, ou seja, 1,2 milhões de dólares. Segundo a Comissão de Seleção do Nobel, eles foram agraciados por terem desenvolvido “métodos experimentais revolucionários que permitem a medição e manipulação de sistemas quânticos individuais” – algo que até então era tido como praticamente impossível pelos físicos.

A pesquisa dos dois está no campo cada vez mais efervescente da óptica quântica, que visa estudar a interação fundamental entre luz e matéria. A idéia é que, no futuro, o entendimento desses aspectos mais delicados e sutis do mundo quântico permita a criação de supercomputadores capazes de fazer cálculos hoje impossíveis para as máquinas atualmente existentes.

P.S.: Eu, Adelson,sou Membro regular da Sociedade Brasileira de Física.

REFERENCIAS:
1. Nobel em Física sai para pesquisa ligada a computação quântica
Comunicado da Sociedade Brasileira de Física. De 04 a 11/10/2012
2. Scienceline the shortest distance between you and science, Nobel Prize in physics awarded to quantum mechanics researchers; http://scienceline.org/2012/10/nobel-prize-in-physics-awarded-to-quantum-mechanics-researchers/ acessado em 12/10/12 12:00
3. Fonte da Ilustração: O site citado no item 2.

scroll to top