Home » Blog » Diversidades » Reformulado, BBB15 tem maior número de participantes negros

Reformulado, BBB15 tem maior número de participantes negros

Redação Correio Nagô (editada em 21/01)Foto I Globo

O Big Brother Brasil (BBB), programa da Rede Globo que estreou nesta terça-feira, 20, traz 4 participantes negros e teria mais um, caso o bailarino pernambucano, Rogério, não tivesse desistido dias antes do início do programa. Nesta edição de número 15, a auxiliar de enfermagem Angélica, o motoboy Douglas, o produtor cultural Fernando e o gerente de beleza Luan são representantes negros na “casa mais espiada do Brasil”. O José Bonifácio Brasil de Oliveira, o Boninho, diretor do programa, diz que “o BBB esta sempre procurando mudar e essa edição vem com uma cara mais popular, com cara de novela. Não tem script. Vai ser mais popular. Estamos trazendo para um universo mais popular”, falou para o site Uol.

Antes do BBB15, que começará hoje (20/01), o maior número de negros no reality show foi também de 4 integrantes, o que aconteceu no Big Brother Brasil exibido no ano de 2011. Segundo a jornalista Carol Gregnanin, em texto publicado no portal IG, as edições anteriores ao BBB11 traziam negros por uma questão de “cota”. “O preconceito racial já foi abordado em algumas edições, mas nunca com a profundidade pretendida. Por ser um assunto de extrema delicadeza, acaba sendo tratado de maneira velada, pelos cantos. Exemplo disso foi o fato de ninguém confrontar Fernanda na última edição (2010), quando ela declarou que Uilliam ‘nem era tão negro’”, comenta.

No programa do ano passado (2014), Cássio fez um comentário que gerou polêmica dentro e fora da casa. O BBB afirmou que matou uma mulher negra durante ato sexual. “E eu acho que assim, uma afrodescendente costuma se relacionar com afrodescendentes. E eu pensei ‘pô, aguenta tudo’. Até hoje sou acusado de assassinato, entende?”, conta Cássio, segundo a Gazeta Online. Após o fato, o Ministério Público Federal recebeu uma representação contra o participante. O MPF informou que a denúncia foi feita por um dos membros da Coordenação Nacional das Entidades Negras, através da ouvidoria da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM), em Brasília. No reality, também, de 2014, segundo a Gazeta Online, a sister Franciele, em conversa com o integrante da casa Walter, disparou uma afirmação considerada racista. “Eu tenho um pouco de negra. Se eu não usar desodorante, fico com cheiro de neguinha. O rapper reagiu, sendo apoiado por milhares de internautas que classificaram o comentário como racista. E branco não tem cheiro?”, perguntou o paulista.

Dos 16 integrantes do BBB12 somente Daniel era negro. O ex-BBB saiu do programa na primeira semana por ter sido acusado de estuprar a confinada Monique. Segundo a enquete feita pelo site cristal pesquisas, 62,96% dos internautas afirmaram que Daniel foi vítima de racismo. Boninho, também, acredita que houve discriminação racial. Em entrevista cedida para o colunista da Zapping Alberto Pereira Jr, “o diretor disse não ter considerado o caso um estupro, já que não era possível confirmar nem ao menos que os dois fizeram sexo. Boninho ainda disse que a acusação é racista”.

 

 

 

 

 

 

scroll to top