Home » Manchete » “O Chamado do Alacorô” encerra a Jornada Positivar Masculinidades com vivência dedicada a homens negros em Salvador

“O Chamado do Alacorô” encerra a Jornada Positivar Masculinidades com vivência dedicada a homens negros em Salvador


Vivência marca o encerramento de um ciclo de atividades que reafirma novas possibilidades para as masculinidades negras.

A Praça Tereza Batista, no Pelourinho, será o cenário da última parada da Jornada Positivar Masculinidades, no dia 31 de maio, a partir das 9h da manhã. Intitulada “O Chamado do Alacorô”, a vivência é voltada exclusivamente para homens negros e propõe um encontro de escuta, sensibilidade e presença — no corpo e na palavra. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo Sympla.

A programação começa com uma prática de Yoga Kemética, conduzida pelo instrutor SBA Jorge Bispo, seguida de apresentação artística do ator Leno Sacramento e da palestra “Por que positivar masculinidades?”, ministrada pelo ativista Tiago Azeviche, idealizador da jornada.

Foto divulgação

Mais do que um encerramento, “O Chamado do Alacorô” é um convite à presença, à escuta e à reconexão com valores, afetos e identidades. Inspirado nas tradições das religiões de matrizes africanas, o termo Alacorô faz referência ao instrumento que invoca o orixá Ogum — símbolo de força, caminho e transformação. O nome da vivência carrega, assim, uma dimensão espiritual e simbólica, que convoca os homens negros a se colocarem como protagonistas na construção de novas perspectivas para suas masculinidades, rompendo com os modelos impostos pelo racismo estrutural.

Foto divulgação

Ao longo de dois meses, a Jornada Positivar Masculinidades realizou diferentes rodas de conversa e práticas voltadas ao cuidado, à escuta e ao fortalecimento de referências positivas para homens negros. Em 9 de abril, o ciclo teve início com a palestra “Inspirando-nos na ancestralidade para construir um legado próspero”, com Mestre Roxinho (Instituto Cultural Bantu) e o professor Sérgio São Bernardo. Em 23 de abril, o tema foi “Cuidando da saúde integral – corpo e mente”, com o psicólogo George Barbosa (Terapia no Bairro) e o urologista Dr. Osei Akuamoa. No dia 14 de maio, o encontro “Desmarginalizando a Negritude” reuniu o historiador Dudu Ribeiro e o economista Silvio Humberto. Já em 21 de maio, a discussão “Nós, homens negros, a sociedade e a mídia” contou com a participação do professor Richard Santos e do modelo Carlos Cruz.

Sobre o idealizador
Tiago Azeviche é um homem negro com raízes no Recôncavo Baiano e forte presença no ativismo antirracista e nas pautas das masculinidades negras. Estudante de Administração e empreendedor no ramo da moda, comanda um estúdio de serigrafia que também funciona como espaço de formação, onde outros homens da comunidade aprendem o ofício e desenvolvem autonomia profissional.

SERVIÇO
O Chamado do Alacorô – Vivência da Jornada Positivar Masculinidades
Data: 31 de maio (sexta-feira)
Horário: 9h
Local: Praça Tereza Batista – Pelourinho, Salvador
Inscrições no Sympla: https://www.sympla.com.br/evento/vivencia-positivar-masculinidades-2025–o-chamado-do-alacoro/2961399

Atividade gratuita, exclusiva para homens negros

Mais informações:
• Tiago Azeviche – (71) 9 9100-8087
• Maria Auxiliadora (Assessoria de Imprensa) comunicacao.dora@gmail.com
(71) 9 9733-9372

scroll to top