Home » Blog » Em cartaz no Rio o curta-metragem KBELA

Em cartaz no Rio o curta-metragem KBELA

10856685_642172775893235_5575460124767886307_o

Hoje, amanhã e domingo (20) tem sessões extras do curta-metragem KBELA, da jovem cineasta Yasmin Thainá, de 22 anos. Depois de quase três anos de produção, incluindo a refilmagem de todo o material após um assalto, o vídeo experimental chega ao Cine Odeon – Centro Cultural Severiano Ribeiro, na Cinelândia, centro do Rio de Janeiro, tendo batido recorde de vendas. Os 550 lugares foram vendidos em apenas cinco dias, o que levou a produção do cinema ao convite para mais um final de semana de exibição.

KBELA é uma experiência audiovisual sobre ser mulher e tornar-se negra, realizado de forma colaborativa por mulheres negras sobre mulheres negras. Seja através do cinema ou através dos cabelos, essas mulheres tem em comum a busca por novas possibilidades para narrar suas histórias em diferentes campos onde machismo e racismo são obstáculos a serem superados.

O processo de produção do filme foi baseado nas redes de afeto e da internet. O elenco foi convocado nas redes sociais para garantir a diversidade de personagens que também colaboraram com suas histórias pessoais para o curta. Uma vaquinha online contou com a colaboração de 117 pessoas e arrecadou R$ 5.000 para custear as gravações do filme. O teaser do curta foi apresentado em festivais como o 8o Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul e o Latinidades.

O projeto KBELA é um catalisador de memórias, histórias, forças, ancestralidades e lutas que se expressa através de imagens. Durante os dois dias gravações, uma equipe de mais de 50 pessoas de diferentes regiões do Brasil (e uma atriz de Portugal) esteve mobilizada, metade do time é formado por mulheres negras – incluindo Maria Clara Araújo, 18, mulher trans negra de Recife, que acaba de entrar para o curso de pedagogia na UFPE.

Jovem cineasta

Yasmin Thayná assina roteiro e direção do filme, uma adaptação livre de seu conto Mc K-bela, publicado na coletânea Flupp Pensa – 43 novos autores (Réptil/ Aeroplano, 2012). Yasmin nasceu em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense do Rio de Janeiro e cresceu na Vila Iguaçuana, em Santa Rita. É estudante de comunicação social da PUC-Rio e passou pela Escola Livre de Cinema de Nova Iguaçu. Desde os 16 anos, dirige, escreve e participa da produção de curtas. Atualmente, escreve no Brasil Post, trabalha na Diretoria de Análises de Políticas Públicas da Fundação Getúlio Vargas (FGV-DAPP) como pesquisadora em política pública e comunicação. Co-fundou o projeto Nova Iguaçu Eu Te Amo e faz parte do Coletivo Nuvem Negra

Serviço

Kbela

Dias 18, 19 e 20 de setembro, a partir das 17h40
Ingressos: Ingresso.com
Cine   Odeon –  Cinelândia (Centro   Cultural   Severiano   Ribeiro), Centro   do   Rio.

Veja o teaser:

 

scroll to top